Em entrevista ao Noticiário P7, Prefeito solicita população realize denúncias oficiais sobre falta de água

Em entrevista ao Noticiário P7, Prefeito solicita população realize denúncias oficiais sobre falta de água

Publicado em: 20 set, 2022 às 14:20

Tema de entrevista com exclusividade aqui no Noticiário P7 desta segunda-feira (19), o Município e Sanepar estiveram reunidos para discutir soluções sobre a falta de água em alguns locais da cidade.
Participaram da reunião o prefeito Sérgio Belich, o vice-prefeito Major Schulli, o presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambeck, o vereador Gilberto Rogalski, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Diego José Lopes, e representantes da Sanepar.

Contrato com Sanepar
O Prefeito de Palmeira Sérgio Belich iniciou a entrevista na Ipiranga FM respondendo sobre a questão da falta de contrato entre a Companhia de Saneamento e o Município que perdura há cerca de quase 16 anos. Ele lembrou que sem o contrato, não há como a empresa realizar investimentos significativos em Palmeira e também afirmou que desde que assumiu o mandato, uma das primeiras coisas que fez foi buscar uma solução definitiva.
Na entrevista Belich destacou que o maior problema atual do município é de que a captação de água está sempre no limite. “Nós temos que fazer a captação lá do Rio do Salto urgente. A Sanepar já tem o projeto pronto, já tem todos os cálculos, até mesmo o orçamento; R$ 22 milhões que eles vão gastar, mas eles enquanto município não assinar o contrato, eles não podem fazer esse investimento”, detalhou o Prefeito.
“Então estávamos conversando desde o ano passado, quando estávamos ‘nos finalmente’ veio a regulamentação nova e o Marco do Saneamento que proíbe qualquer município de assinar o contrato agora. Então nós estamos nessa pendência de poder assinar esse contrato com a Sanepar. Mas independente disso, estamos conversando”, acrescentou ele.

Denúncias de falta de água
De acordo com Sérgio Belich, as constantes reclamações da falta de água em bairros específicos como Rocio I e II, Colônia Francesa, alto do Centro, principalmente em determinados horários e/ou dias e residências sem caixa de água, culminou em uma ação em conjunto da Sanepar.
De acordo com os representantes da companhia, não existem muitas reclamações nos canais da Sanepar, o que dificulta o mapeamento da localização dos problemas. “A Sanepar nos informa sempre que não existem muitas reclamações oficiais, porque uma reclamação no Facebook não é uma reclamação oficial. Então vamos fazer essa reclamação lá no aplicativo da Sanepar e vamos poder monitorar principalmente quais são os locais que estão tendo esse problema”, disse o Prefeito.
“A Sanepar se comprometeu a nos próximos dias a fazer esse mapeamento e poder ver quais são os endereços para mandar algumas equipes, ir nas casas, nas localidades para ver se existe algum vazamento, se essas famílias têm caixa ou não, qual é o horário que essas pessoas estão tendo maior problema de água. Para então fazer um mapeamento, um monitoramento e a Sanepar poder fazer alguns paliativos para melhorar essa questão da falta de água”, explicou Belich.
É necessário que as reclamações contenham o nome do titular da conta e o número da matrícula.

Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura de Palmeira
Foto: Ana Aline Benetti