Em entrevista ao Noticiário P7, Prefeito solicita população realize denúncias oficiais sobre falta de água
Tema de entrevista com exclusividade aqui no Noticiário P7 desta segunda-feira (19), o Município e Sanepar estiveram reunidos para discutir soluções sobre a falta de água em alguns locais da cidade.
Participaram da reunião o prefeito Sérgio Belich, o vice-prefeito Major Schulli, o presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambeck, o vereador Gilberto Rogalski, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Diego José Lopes, e representantes da Sanepar.
Contrato com Sanepar
O Prefeito de Palmeira Sérgio Belich iniciou a entrevista na Ipiranga FM respondendo sobre a questão da falta de contrato entre a Companhia de Saneamento e o Município que perdura há cerca de quase 16 anos. Ele lembrou que sem o contrato, não há como a empresa realizar investimentos significativos em Palmeira e também afirmou que desde que assumiu o mandato, uma das primeiras coisas que fez foi buscar uma solução definitiva.
Na entrevista Belich destacou que o maior problema atual do município é de que a captação de água está sempre no limite. “Nós temos que fazer a captação lá do Rio do Salto urgente. A Sanepar já tem o projeto pronto, já tem todos os cálculos, até mesmo o orçamento; R$ 22 milhões que eles vão gastar, mas eles enquanto município não assinar o contrato, eles não podem fazer esse investimento”, detalhou o Prefeito.
“Então estávamos conversando desde o ano passado, quando estávamos ‘nos finalmente’ veio a regulamentação nova e o Marco do Saneamento que proíbe qualquer município de assinar o contrato agora. Então nós estamos nessa pendência de poder assinar esse contrato com a Sanepar. Mas independente disso, estamos conversando”, acrescentou ele.
Denúncias de falta de água
De acordo com Sérgio Belich, as constantes reclamações da falta de água em bairros específicos como Rocio I e II, Colônia Francesa, alto do Centro, principalmente em determinados horários e/ou dias e residências sem caixa de água, culminou em uma ação em conjunto da Sanepar.
De acordo com os representantes da companhia, não existem muitas reclamações nos canais da Sanepar, o que dificulta o mapeamento da localização dos problemas. “A Sanepar nos informa sempre que não existem muitas reclamações oficiais, porque uma reclamação no Facebook não é uma reclamação oficial. Então vamos fazer essa reclamação lá no aplicativo da Sanepar e vamos poder monitorar principalmente quais são os locais que estão tendo esse problema”, disse o Prefeito.
“A Sanepar se comprometeu a nos próximos dias a fazer esse mapeamento e poder ver quais são os endereços para mandar algumas equipes, ir nas casas, nas localidades para ver se existe algum vazamento, se essas famílias têm caixa ou não, qual é o horário que essas pessoas estão tendo maior problema de água. Para então fazer um mapeamento, um monitoramento e a Sanepar poder fazer alguns paliativos para melhorar essa questão da falta de água”, explicou Belich.
É necessário que as reclamações contenham o nome do titular da conta e o número da matrícula.
Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura de Palmeira
Foto: Ana Aline Benetti
Notícias Relacionadas
DER lança edital para modernização da PR-151 entre Palmeira e Ponta Grossa
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou o edital de licitação para as obras de restauro e aumento de capacidade da PR-151, que liga Palmeira a Ponta Grossa. O trecho Leia Mais