Na última semana, a Prefeitura Municipal de Palmeira, através do Departamento de Agricultura e Pecuária, anunciou uma iniciativa educativa voltada aos proprietários de equinos (cavalos) na região.
Para entender mais sobre essa ação e seus objetivos, estiveram na Ipiranga FM, em entrevista ao Noticiário P7, a Caroline Marie Sundin de Paula, veterinária no município, junto a Juliana Ferreira Borges de Freitas, zootecnista e a Thais de Almeida Santos, Diretora de Agricultura e Pecuária na Secretaria de Desenvolvimento Rural.
De acordo com Código de Posturas do Município, especificamente na Lei Complementar n° 19 de 26/06/20, estabelece obrigações para os proprietários de animais, como garantir fácil acesso a água e comida, manter os animais em locais limpos e protegidos, oferecer cuidados veterinários e zootécnicos, entre outros pontos. Abandonar animais em locais públicos ou propriedades alheias é proibido, assim como amarrá-los em cercas e vias públicas, destacou a zootecnista Juliana. A legislação prevê penalidades para o descumprimento dessas normas.
O Departamento de Agricultura está conduzindo uma ação educativa identificando os proprietários de equinos, realizando o cadastro de cada animal e microchipando-os. “A iniciativa busca conscientizar os proprietários sobre a importância do cadastro e da chipagem para estabelecer um censo que será apresentado ao município”, comentou Caroline.
Os proprietários são orientados a entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Pecuária para realizar o cadastro e a chipagem de seus equinos. Durante o processo, os técnicos do departamento fornecem informações educativas por meio de folhetos informativos, que são disponibilizados aos proprietários e também distribuídos em agropecuárias da cidade. Os proprietários também são convidados a procurar o Departamento de Agricultura até junho de 2024 para realizar o cadastramento e a chipagem de seus equinos.
Um comitê foi formado para trabalhar na alteração da legislação atual ou na criação de uma nova que aborde fiscalizações e penalidades, que segundo, Thais de Almeida Santos, Diretora de Agricultura e Pecuária, ainda está em desenvolvimento.
Em caso de dúvidas ou para realizar o cadastramento dos equinos, os proprietários podem entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Pecuária pelo telefone ou WhatsApp 3909-5011, ou ir diretamente à Prefeitura e procurar o departamento responsável.
Texto: Da redação
Foto: Prefeitura de Palmeira