Em alusão ao 'Janeiro Branco', psicóloga orienta como priorizar a saúde mental

Em alusão ao 'Janeiro Branco', psicóloga orienta como priorizar a saúde mental

Publicado em: 5 jan, 2023 às 11:38

No mês de janeiro, a temática da saúde mental ganha destaque através da campanha “Janeiro Branco”. Seu objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional.
Isso porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Em entrevista à Ipiranga FM, a psicóloga Kamila Oliveira Sanson deu dicas para se ter uma saúde mental equilibrada. Ela destacou que o cuidado com este tema é tão importante porque a saúde mental pode afetar a saúde física, o dia a dia e os relacionamentos. “Portanto, cuidar da mente ajuda a preservar a capacidade de aproveitar a vida. No geral, essa manutenção envolve um delicado equilíbrio de vários elementos que trabalham juntos para que a saúde mental continue saudável ou não’, explicou.
A primeira dica da profissional é sobre a prática regular de atividade física. “Uma das recomendações mais faladas e como manter a saúde mental é a prática regular de exercícios físicos. Estudos afirmam que exercícios incluindo corrida, natação, ciclismo, caminhada, jardinagem comprovadamente reduzem a ansiedade e depressão, assim como melhora também a autoestima e a função cognitiva. Apenas 30 minutos de exercícios já são suficientes para que esses benefícios venham acarretar a saúde mental”, disse ela.
“Um segundo ponto é ter um tempo só pra você. Algumas pessoas tendem a cuidar somente de outras e esquecem de cuidar de si mesmas, mas é fundamental reservar esse tempo para cuidar de si também. (…) Não precisa ser algo muito elaborado, trabalhoso ou caro para ser eficaz. Ler um livro, tomar um café em silêncio, ir a uma sessão de massagem relaxante ou simplesmente caminhar são alguns exercícios e exemplos de autocuidado”, acrescentou.
O cuidado com o sono também foi lembrado pela psicóloga. “Não dormir o suficiente pode distorcer a capacidade de regular as emoções. Cada estágio do sono desempenha um papel na nossa saúde cerebral, permitindo mais eficiência de aprendizado, humor e memória. Atividade cerebral durante o sono tem efeitos profundos na saúde emocional e mental”, alertou Kamila, ao citar também que manter o contato com amigos e familiares também é de extrema importância.
“Se desconectar da rotina do WhatsApp, e-mails e demais redes sociais de vez em quando pode ser essencial para manter a nossa saúde mental. É importantíssimo lembrar que a existência na vida real é muito mais preciosa do que aquela vida da internet e desconectar pode sim melhorar o equilíbrio.”, também orientou a psicóloga.
Conforme explicou a psicóloga, destinar um tempo para autorreflexão também contribuiu para saúde mental. “Esses momentos de introspecção podem ser fundamentais para gerar insights que podem alterar a maneira de encarar o mundo ao redor”, explicou.
Uma alimentação saudável para o melhor cuidado com a saúde mental também é uma das dicas da profissional. “Nos últimos anos as relações entre nutrição e saúde mental conquistaram considerável interesse. E de fato, a alimentação saudável está associada a um risco reduzido de transtornos mentais como depressão e ansiedade”, comentou Kamila.

Texto: Bruna Camargo com informações do site Janeiro Branco
Foto enviada pela entrevistada