Educação Infantil garante maior sucesso nas demais fases escolares das crianças

Educação Infantil garante maior sucesso nas demais fases escolares das crianças

Publicado em: 12 dez, 2018 às 15:15

Término de ano, é sempre momento de finalização de ciclos e preparação para novos que virão no ano decorrente. Assim acontece em diferentes seguimentos da vida, sendo um ato natural pelo qual todo ser humano vai passar durante sua existência.

De caráter bastante importante é a progressão estudantil das crianças que passam do ensino infantil, para o ensino fundamental, instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Abrangendo o território do município, com interior e cidade, são aproximadamente 400 alunos, divididos em vinte e seis turmas, na faixa etária de cinco anos de idade que passarão para o ensino fundamental. Carla Marcondes de Albuquerque, secretária municipal de Educação, ressalta a importância dessa fase de iniciação de aprendizado das crianças através dos centros. “Todas as fases de ensino são de grande importância, e tem seu papel fundamental na vida de cada uma das crianças. Acreditando e comprovado que quando bem iniciado o processo de assimilação do conhecimento rende frutos futuramente, investimos nos centros de educação infantil com esse propósito”, comenta Carla que complementa, “além das crianças estarem se desenvolvendo através de brincadeiras com fundamento pedagógico, outro ponto fundamental a ser ressaltado sobre a importância dos centros, está ligado ao ponto de vista social, onde pais deixam seus filhos em segurança, aprendendo e partem sossegados para o trabalho. Gerando renda e melhorando a qualidade de vida de toda a família”, complementa a secretária.

Como conta Marquerly Santiago, educadora da turma de Pré II, a preparação para avanço e transição do ensino infantil, para o fundamental é de suma importância, sendo notável pelas educadoras dentro das salas de aulas, assim como pelos familiares. “É notável o desenvolvimento de cada um dos alunos, e mais ainda quando o aluno não frequentou anteriormente o centro, e chega direto para o Pré II. Já as crianças que estão aqui a mais tempo, tem um desempenho aguçado, coordenação motora mais apurada. E ao longo do ano podemos ver o avanço desse desempenho”, explica.

A primeira formatura a gente nunca esquece

No auge dos seus cinco experientes anos de vida, uma turminha animada, do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Recanto dos Pequeninos, localizado no bairro da Vila Rosa, contou como está sendo a expectativa para a nova fase na vida estudantil, além de relatar como foi a passagem pelo ciclo da educação infantil, e ansiedade pela festinha de formatura.

Essa transição aflora sentimentos em todos. Pequenos, professores, familiares, todos sentem as consequências da nova fase que se aproxima. Não que seja algo ruim, pelo contrário, deixa saudade, com gostinho de orgulho pelo avanço conquistado pelas crianças. Afinal, muitos frequentam o centro de educação desde os seis meses de idade.

Com maturidade suficiente para expressar suas emoções e aprendizado diante delas, Theo Henrique Machado, Kamilli Novaki, Flavia Santos, Mirela Gonçalves. Theo Lucas Mayer e Hilary Ribas, contaram pontos chaves no aprendizado, e atividades extras curriculares que fizeram com os pais e professores, como exemplo, o parquinho de pneus, construído pelos familiares das crianças, na semana do meio ambiente. Buscando diversão e lazer, de forma consciente através da reutilização de materiais recicláveis. Além de irem ao redor da escola levar conhecimento aos moradores sobre cuidados do meio ambiente.

A ansiedade pela festinha de formatura era visível em seus olhares, e a curiosidade pelo que os espera na nova escola também. Theo Henrique, ressaltou sobre a separação da turminha, ficando longe de alguns amiguinhos, já Hilary, fica entusiasmada em estar indo estudar na mesma escola que seus primos;para Kamilli e Flavia a principal preocupação é com os momentos de diversão e se na nova escola vai ter parquinho e vão poder brincar;enquanto isso, Mirela, só pensa na saudade que vai sentir das “tias”, que tanto gosta do Centro de Educação.

Mas o que todos sabem, é que vão ter um caminho novo pela frente, possibilitando ainda mais conhecimento no mundo da escrita, através da junção de vogais e sílabas, escrita cursiva, leitura, e tantos outros conteúdos que vem pela frente.

Fotos:  Prefeitura Municipal de Palmeira