Dom Peruzzo destaca importância da acolhida ao novo pároco de Palmeira

Na noite desta segunda-feira (26), a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Menino Jesus, em Palmeira, viveu um momento especial com a posse do Padre Edilson Lima como novo pároco. A celebração aconteceu na Igreja Matriz e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, reunindo fiéis da cidade, do interior e também de Campo Largo, onde Padre Edilson atuava anteriormente.
Durante a cerimônia, Dom Peruzzo ressaltou a importância do acolhimento ao novo pároco e a necessidade de evitar comparações com o padre anterior, Adriano Levedove, que agora segue seu ministério na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Água Verde, em Curitiba, e na pastoral universitária.
Em entrevista à Rádio Ipiranga, Dom Peruzzo destacou que as mudanças, embora desafiadoras, são essenciais para a renovação da caminhada pastoral.
“As mudanças nem sempre são cômodas, às vezes causam sofrimento, porque quem sai deixa amizades e vínculos fortes. Mas todas são saudáveis, pois renovam e purificam as motivações”, afirmou o arcebispo.
Ele reforçou ainda que tanto Padre Adriano quanto Padre Edilson possuem talentos únicos, que devem ser reconhecidos pela comunidade sem comparações.
“Saiu um padre muito bom, mas o que veio também é muito bom. O Padre Edilson será ele mesmo, assim como o Padre Adriano foi ele mesmo”, enfatizou.
Sobre a grande presença de fiéis na posse, Dom Peruzzo destacou que a vinda de ex-paroquianos de Campo Largo demonstra o carinho e os laços construídos ao longo do ministério de Padre Edilson.
“Ninguém se desloca para a posse de um padre se não houver vínculos profundos e afetivos. Vieram aqui para abraçar o amigo, o que mostra que ele desempenhou seu pastoreio não apenas com seriedade, mas com amizade”, disse.
Por fim, Dom Peruzzo deixou uma mensagem de unidade e paz à comunidade paroquial. “Vamos falar apenas aquilo que promove a paz. Não comparar o novo com o anterior e, no futuro, não comparar o próximo com o que sairá. Comparações criam divisões, mas o que importa é a consciência comunitária”, concluiu.
Com a posse de Padre Edilson, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Menino Jesus inicia uma nova fase, confiada, segundo Dom Peruzzo, a “muito boas mãos”.
Fotos: Murilo Woinarovicz/PASCOM
Notícias Relacionadas
Paróquia define horários das Celebrações da Semana Santa na igreja Matriz
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição definiu horários das Celebrações da Semana Santa na igreja Matriz, bem como trajetos das procissões de Ramos e da Via Sacra. Dia 13 – Domingo de Ramos 7h30 – Concentração e início da Leia Mais
Casais com Cristo realiza Pós-Encontro e sorteio de 29 cestas de Páscoa
No último sábado (22), aconteceu o Pós-Encontro do movimento Casais com Cristo, no salão de festas da comunidade da Vila Rosa. O evento reuniu participantes para momentos de confraternização e fortalecimento da fé. Durante a ocasião, foi realizado o Leia Mais
Igreja do Benfica recebe nova cobertura, iluminação e pintura
A Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na comunidade do Benfica, está passando por uma ampla reforma. Atualmente, está sendo realizada a troca da cobertura, além de melhorias na forração, iluminação e pintura da capela. De acordo com o Leia Mais