Dois municípios do Paraná vão participar de teste de alerta de celular contra desastres dia 20 de julho

Dois municípios do Paraná vão participar de teste de alerta de celular contra desastres dia 20 de julho

Publicado em: 4 jul, 2024 às 8:37

As cidades de Morretes e União da Vitória participarão, no dia 20 de julho, de um teste de envio de alertas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, utilizando a tecnologia Cell Broadcast. Este modelo permite que celulares recebam mensagens de alerta independentemente de adesão prévia dos usuários. O projeto, coordenado pelo Governo Federal, visa alertar moradores de áreas sob risco iminente de eventos climáticos severos, como chuvas intensas, vendavais e deslizamentos, ajudando a população a se preparar adequadamente.

Os testes de julho servirão para avaliar o funcionamento da ferramenta antes de sua implementação definitiva, permitindo ajustes necessários. É importante informar a população sobre o caráter experimental do alerta, que será identificado como tal, para evitar pânico, já que todas as pessoas em uma determinada área receberão a mensagem simultaneamente.

Como funciona?

O Cell Broadcast funciona a partir da definição de áreas de risco nos municípios, previamente identificadas para enchentes, deslizamentos e outras ocorrências. Técnicos da Defesa Civil delimitam as áreas onde as pessoas devem receber o alerta, que interromperá qualquer atividade no celular naquele momento, além de emitir um sinal sonoro semelhante a uma sirene, forçando a interação com o aparelho.

A especificação da área a ser alertada é baseada em um sistema de georreferenciamento que utiliza polígonos definidos por antenas da região impactada. Por isso, algumas pessoas nas proximidades das áreas afetadas também poderão receber o alerta.

 

Texto e informações: Bem Paraná

Foto: José Fernando Ogura/AEN