Diretora e professora do CMEI Cristo Rei comentam sobre os 30 anos da instituição

Diretora e professora do CMEI Cristo Rei comentam sobre os 30 anos da instituição

Publicado em: 15 jun, 2023 às 10:17

Em entrevista ao Noticiário P7, Tálita Linhares, Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Cristo Rei, junto a Professora Sirlene Agottani comentaram sobre a história da instituição que completa 30 anos em 2023 e também sobre o Jantar Dançante que acontecerá neste sábado (17) no Lar Acelino.

A instituição atende 155 crianças de 9 meses a 5 anos, dividas em 10 turmas, e conta com 30 funcionários. Atualmente o CMEI está passando por reformas, e a Diretora comentou que está sendo muito importante uma vez que a instituição nunca havia passado por uma obra tão completa, onde está sendo trocada a parte de fiação, pintura, forro. “Várias mudanças estão acontecendo com essa reforma e elas trazem mais aconchego para as crianças, mais segurança não só para as crianças, mas para quem trabalha conosco”, disse Tálita.

A Professora Sirlene Agottani comentou que faz parte da instituição há 28 anos, atualmente está com a turma do infantil II integral, com 16 crianças que permanecem o dia todo no CMEI. “Para mim é extremamente gratificante trabalhar com crianças, principalmente com os menores, que é mais o meu perfil, é o que eu mais gosto de trabalhar, é bem mais trabalhoso porque requer muito ainda do cuidar, de ajudar a comer, tem que ensinar a ir ao banheiro, a usar talher, também são feitas trocas de fraldas, tudo isso aliado com ensinar, não é só cuidar e o brincar, temos que ensinar. Mas é muito bom ver o quanto eles se desenvolvem e evoluem durante todo o ano do trabalho da gente, e também é gratificante quando os pais reconhecem nosso trabalho”, destacou Sirlene.

Sirlene comentou que houveram muitas e significativas mudanças durante esse período, pois neste CMEI foi onde iniciou a educação infantil em Palmeira. “No início da Educação Infantil de Palmeira, ela era vista como um assistencialismo, porque, para realizar a matrícula era preciso comprovar, a mãe também precisava estar trabalhando e apresentar o comprovante de trabalho, dando-se prioridade para as famílias mais carentes. No início, era mais um cuidar mesmo, com o passar do tempo, hoje em dia, qualquer família que queira matricular seus filhos a partir dos 9 meses tem o direito, desde que haja vagas, claro”, disse.

Ela explicou que lá no início não haviam professores específicos para educação infantil, eram professores do ensino fundamental, para as turmas de berçário, infantil  II, era uma professora e uma serviços gerais que atendiam as crianças. “A partir do ano de 2004  que foi criado e realizado o concurso para o cargo de educador infantil, que posteriormente, passou a chamar-se professora de educação infantil, dando-se uma maior importância para essa área da educação, que, afinal, é tão fundamental e essencial, para os anos subsequentes da educação, porque é na educação infantil que está a base, a base de tudo”, explicou a professora.

A Diretora Tálita comentou sobre o carinho das pessoas que já passaram pela instituição ao longo desses 30 anos de atividades. “A gente tem recebido muitas mensagens de pessoas falando que estudaram lá, é gostoso ter esse retorno, pois é uma história que continua e a gente está ali para oferecer sempre o melhor”, comentou a Diretora.

Jantar dançante

No dia 17 de junho, a APMF do CMEI Cristo Rei promoverá um jantar dançante em comemoração aos 30 anos da instituição. O evento será realizado a partir das 20 horas no Lar Acelino.

O Cardápio contará com: leitão, frango assado, arroz, maionese, macarrão caseiro à bolonhesa e saladas. A animação do baile será por conta de bruno souza e banda. Os ingressos antecipados estão sendo vendidos no valor de R$ 40,00 para adultos e crianças até 6 anos não pagam. Entrada somente para o baile às 22h: R$ 25,00.

Os ingressos estão à venda com a APMF no CMEI Cristo Rei ou através do telefone: (42) 9 9932-2664.  Realização: APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários do CMEI Cristo Rei.

Texto: Andrea Borges

Foto: Cristo Rei