Diretora de Meio Ambiente participou do Noticiário P7 desta quinta-feira (11)

Diretora de Meio Ambiente participou do Noticiário P7 desta quinta-feira (11)

Publicado em: 11 fev, 2021 às 14:15

A entrevista do Noticiário P7 desta quinta-feira (11) foi com a Diretora de Meio Ambiente Yze Rigoni. A pouco mais de 30 dias responsável pelo setor, ela falou como tem sido essas primeiras semanas de trabalho. “Toda frente administrativa foi alterada, então estamos tendo que aprender a lidar com cada situação, mas estamos tendo bastante ajuda das outras Secretarias e tudo tem saído conforme o planejado”, disse ela.
Em sua participação na Rádio Ipiranga, Yze falou como foi receber este convite. “É um grande desafio, eu fiquei muito feliz com o convite. Vem sendo um período de um crescimento profissional muito grande. Foi uma solicitação do Sérgio ter pessoas técnicas trabalhando junto com os Secretários . Eu como Engenheira Ambiental, está sendo muito gratificante  estar em frente a esta gestão do Departamento de Meio Ambiente e junto comigo tenho pessoas muito competentes, que é a Erica que é formada em Engenharia Floresta que tem uma grande bagagem na área de Meio Ambiente e a Bruna que está se formando em Direito e também está tratando toda parte burocrática do Departamento”, destacou.
Sobre as maiores demandas da população, a Diretoria citou reclamações referentes a terrenos baldios e coleta de lixo.  “Como Departamento nosso maior propósito é conscientizar a população e promover a Educação Ambiental para que mostre para população a importância do Departamento junto ao município”, explicou a Engenheira Ambiental.
Em relação ao funcionamento da coleta de resíduos em Palmeira, Yze comentou sobre bairros que surgiram após o contrato com as empresas e que não há este serviço. Ela afirmou que o setor tem buscado a realização de uma nova licitação. “Sabemos que a cidade cresceu muito, expandiu muito. Então tem alguns bairros que não estão sendo feito coletas, mas estamos correndo para organizar o mais rápido possível”, explicou.

Entulhos
Em relação a entulhos deixados para que a Prefeitura faça a coleta, a Diretora reforçou na entrevista, que este material é de responsabilidade do cidadão. “A Prefeitura tem a obrigatoriedade de coletar os resíduos sólidos domiciliares. (…) Resíduo contaminado; resíduo com graxa, tinta, óleo de oficinas, é de responsabilidade do gerador assim como os resíduos de construção civil. Poda de via pública é do município, poda de dentro do lote é de responsabilidade do munícipe”, detalhou ela.

Terreno Baldio
A limpeza do imóvel foi destacada pela Engenheira Ambiental como sendo papel do proprietário. Ela explicou que denúncias deste tipo podem ser feitas na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) no setor de Protocolo ou mesmo no site da Prefeitura Municipal de Palmeira na aba ‘Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)’.  “Quanto mais informações as pessoas colocarem ali, melhor. Fica mais claro, fica com bastante evidências e podemos dar a tratativa correta”, pontuou.
Após protocolada a denúncia, o setor de Meio Ambiente poderá notificar o proprietário do imóvel, como explicou Yze. “Quando recebemos denúncias de terreno baldio com lixo, com mato alto, o Departamento inicialmente vai fazer uma notificação ao proprietário que tem o período de 15 dias para fazer a limpeza do lote. Caso não ocorra a limpeza, a Prefeitura pode ir lá, limpar e cobrar no IPTU”, disse ela.

Queima de lixo
Situações de crimes ambientais devem ser denunciadas para Polícia Ambiental através do 181. De acordo com a Diretora, as pessoas também podem relatar através de protocolo a situação para Prefeitura notificar o munícipe. “Cabe à Secretaria notificar a pessoa que está fazendo a prática incorreta da queima do resíduo. Então vamos notificar, conscientizar a pessoa, informar qual é a maneira correta para destinar o resíduo e informar que em um próximo caso de reincidência vamos denunciar para Polícia Ambiental”, afirmou a Engenheira Ambiental.

Foto: Elder Scolimoski
Texto: Bruna Camargo