Diretora da Apae de Palmeira faz balanço de 2023 e fala sobre desafios e projetos para o próximo ano
A diretora da Apae de Palmeira, Michele de Freitas Kapp, concedeu uma entrevista à Ipiranga FM, abordando o balanço das atividades da instituição em 2023 e as expectativas para o próximo ano.
Michele iniciou a conversa destacando a importância de encerrar o ano com alegria e ressaltou a participação da comunidade nos desafios e conquistas da instituição ao longo do ano. Ela anunciou o encerramento das atividades letivas com os alunos da Escola Ernesto de Oliveira, destacando que a Apae não fecha suas portas, mas terá um breve recesso entre o Natal e o Ano-Novo, retornando às atividades no dia 3 de janeiro.
Sobre o número de alunos e usuários ao final de 2023, Michele informou que a instituição conta atualmente com 238 alunos e usuários. Ela enfatizou o sucesso da inclusão de 14 alunos no ensino comum, demonstrando o compromisso da equipe em proporcionar oportunidades além dos muros da Apae.
Inclusão responsável
A entrevistada também abordou a importância da inclusão responsável, destacando os parâmetros de sucesso na continuidade da vida escolar desses alunos. Ela expressou sua felicidade ao permitir que esses alunos alcancem novos voos e tenham mais oportunidades.
O tema da inclusão foi aprofundado, mencionando o diagnóstico precoce como fundamental para o desenvolvimento das crianças. Michele enfatizou a importância da intervenção e estimulação essencial desde cedo, ressaltando que a conscientização da comunidade ao longo dos anos tem gerado frutos positivos.
A diretora explicou as diversas maneiras de chegar até a Apae, detalhando os processos de avaliação para diferentes faixas etárias e a parceria com a rede de saúde, educação e assistência social.
Michele também falou sobre os desafios da gerir pessoas, com 80 funcionários nas áreas de educação, assistência social e saúde. Ela ressaltou a importância do apoio da comunidade e a colaboração de todos para o funcionamento harmonioso da instituição.
Ação que Acelera
A diretora relembrou também da campanha “Ação que acelera”, iniciada em 2022, que resultou no sorteio de um veículo 0 km e arrecadou 90 mil reais. Com esse montante, a instituição conseguiu cobrir as rampas de acesso, proporcionando maior segurança e qualidade de vida aos alunos. O restante do valor será investido em reformas futuras.
Lanche Solidário
Michele ressaltou a importância de buscar recursos por meio de projetos e destacou a participação da comunidade, que se engajou na campanha do “Lanche Solidário”, arrecadando 20.983 mil reais. A diretora mencionou que esse valor será somado ao montante da “Ação que Acelera” para futuras reformas necessárias na instituição.
2024
Michele também compartilhou as expectativas para 2024, destacando a reorganização dos serviços de assistência social e SUS.
A grande novidade será a implantação do ”Centro Dia”, ” Centro Dia de Referência”, um serviço para jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, visando oferecer um atendimento mais especializado. Esse projeto terá inicio com 70 usuários.
Michele encerrou agradecendo a todos os colaboradores, destacando a união da equipe e o empenho dos funcionários da instituição.
Ouça a entrevista completa
Parte 1
Parte 2
Texto: Da redação
Foto: Arquivo Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Palmeira recebe o Selo Ouro do compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Palmeira foi reconhecida com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Governo Federal que valoriza boas práticas desenvolvidas por secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O prêmio é resultado do esforço conjunto entre a Leia Mais
UEPG orienta candidatos sobre provas do Vestibular neste domingo (08)
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), divulgou orientações aos candidatos que farão a prova do Vestibular neste domingo (08). Os 8.177 inscritos vão disputar as 1.171 vagas, com provas nas Leia Mais