Diretora da APAE de Palmeira comenta sobre trabalhos realizados em 2022

Diretora da APAE de Palmeira comenta sobre trabalhos realizados em 2022

Publicado em: 29 dez, 2022 às 19:11

A Diretora da APAE de Palmeira Michele de Freitas Kapp participou de entrevista do Noticiário P7 desta quinta-feira (29) comentando sobre o trabalho da entidade ao longo deste ano.
Fundada em 24/09/1981, a APAE  teve início com um grupo de pessoas voluntárias de Palmeira que sentiram a necessidade de oferecer à comunidade um atendimento especializado para pessoas com deficiências, conforme contou Michele. “Vale ressaltar que dentre essas pessoas, a maioria delas não tinha portadores de deficiências em sua família, então foi realmente um ato de generosidade para a comunidade”, disse ela. Ainda de acordo com informações repassadas pela diretora, a APAE iniciou suas atividades com 7 alunos e usuários. ” E desde então então vem só evoluindo e crescendo em termos tanto de atendimento quanto de estudo, de pesquisa e de fortalecimento de estratégias destinadas às pessoas com deficiências do nosso município”, disse ela.

Atuação da APAE
A entidade atua em três áreas: educação, assistência social e saúde. “Nós tentamos cumprir a missão apaeana de atender a pessoa com deficiência como um todo. Pensamos que aí que está o sucesso no desenvolvimento dos nossos usuários e alunos. Porque nós temos essa visão sistêmica do ser humano. A missão APAE, além do atendimento à pessoa com deficiência, é estender esse atendimento às famílias”, explicou a diretora.
“Entendendo que as famílias de pessoas com deficiências estão em um processo de maior fragilidade e na maioria das vezes, de vulnerabilidade social. Então por isso precisamos integrar essas três áreas de serviços”, destacou Michele ao lembrar que em função disso, a entidade possui profissionais de diferentes áreas de atuação.

Alunos e funcionários
De acordo com a diretora são 76 funcionários que trabalham na área da educação, da assistência social e da saúde em uma estrutura física da APAE é de 3.000 m² construídos. “Sempre evidenciamos que é o recurso humano que faz tudo acontecer”, pontuou.
Michele contou ainda que o ano de 2022 encerra com 235 alunos e usuários. “Tivemos seis inclusões educacionais com responsabilidade; isso nos deixa muito feliz. E já temos seis novas matrículas e esperamos que no início do ano esse número vai aumentar, porque a inclusão de novos usuários e alunos nas escolas especializadas e nos atendimentos especializados podem acontecer a qualquer época do ano letivo ou do ano de atendimento. Então é assim que tiver demanda, tanto espontânea quanto enviada pela rede, avaliamos e estamos incluindo esses alunos e usuários nos nossos atendimentos.

Covid-19
Durante a entrevista, Michele lembrou que o período de restrição social foi um momento muito crítico e período em que os trabalhos, especialmente da área da assistência social foram intensificados. “Tivemos que nos reinventarmos e descobrir novas formas de chegar a esses alunos com segurança. Então, foi um período bastante difícil. Em agosto de 2021, retornamos às atividades presenciais com muito cuidado, com muita cautela e nesse ano de 2022 conseguimos manter todos os atendimentos presenciais, seguindo o protocolo de biossegurança que na APAE é um pouco complicado, porque nós temos muitos usuários que não têm tolerância ao uso de máscaras, que não conseguem compreender algumas regras do protocolo. Os funcionários foram incríveis nesse processo porque, além de cuidar de si mesmos, tinham que cuidar de muita gente”, lembrou ela.
Ao falar sobre projetos e planos para 2023, Michele adiantou que há algumas ideias de projetos sociais, que envolvem pro exemplo, as artes marciais. “Consideramos um canal de aprendizagem e de disciplina muito importante para alguns alunos, principalmente os que têm problemas comportamentais”

“Ação que Acelera”
A comunidade é convidada a contribuir com a APAE adquirindo bilhetes da promoção “Ação que Acelera”. Cada número custa R$ 20 e a pessoa estará concorrendo a um automóvel Kwid 0 km.
De acordo com Michele, os recursos serão utilizados para melhorias no prédio da APAE. “Nós iríamos fazer o sorteio do carro agora no final do ano, mas como nós não cumprimos a nossa meta que nós mesmos estabelecemos de venda, prorrogamos o sorteio para o dia 5 de abril. Então todos os que já ajudaram vão ter uma nova oportunidade de ajudar novamente e também vão ter mais chances de ganhar, porque alguém vai ganhar um carro 0 km no dia 5 de abril”, disse a diretora.
Os bilhetes podem ser adquiridos com funcionários da APAE, na sede da entidade, em alguns pontos do comércio e na Rua Conceição, às segundas, quartas e sextas com ‘Seu Cataco’ próximo ao Itaú.

Texto: Bruna Camargo
Foto: Ipiranga FM