Nesta terça-feira, 2 de abril, marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data é dedicada a aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.
Ela foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, como uma forma de chamar a atenção para a necessidade de compreensão e aceitação das pessoas com autismo em todo o mundo.
A Diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmeira, Michele de Freitas Kapp, enfatiza que este dia é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a realidade do autismo, envolvendo a comunidade e ampliando a visibilidade em torno do tema. “Um dia que resume as ações de todo o ano, um dia que coloca em destaque o trabalho realizado diariamente, constantemente, incansavelmente. Famílias, profissionais de saúde, escolas e instituições buscam meios de aproximar as pessoas com TEA da comunicação ideal e das interações adequadas para a inclusão social, tentando minimizar a exclusão e, sobretudo, agem para ampliar os repertórios sociais e diminuir os padrões restritos”, destaca a diretora.
Ela reitera ainda, que a informação é fundamental para construir uma sociedade consciente. “Falar sobre o TEA promove a aceitação e sensibiliza em relação à diversidade”, ressalta Kapp.
A diretora da Apae também aproveita a ocasião para reforçar a importância do cumprimento da lei em relação aos direitos das pessoas com autismo, não apenas neste dia, mas em todos os dias do ano. “Hoje e em todos os dias, fazemos um apelo pelo conhecimento, informação, sensibilidade e respeito”, conclui.
Texto: Da redação
Foto: Canva