Diretor de Segurança e Trânsito fala sobre ações para criação de CIRETRAN em Palmeira
Álvaro Platão Elias Bacila Filho, Diretor de Segurança e Trânsito do município participou do Noticiário P7 da Rádio Ipiranga desta quinta-feira (21). Esforços para criação de CIRETRAN em Palmeira, necessidade municipalização do trânsito, uso de vagas para idosos e pessoas com deficiência, fluxo de veículos em saídas de aula foram alguns pontos destacados durante a entrevista.
Mobilidade Urbana
Com o aumento no número de veículo em Palmeira, consequentemente condutores possuem dificuldade em encontrar vagas para estacionamento. A questão de mobilidade urbana acaba sendo agravada, quando há o desrespeito às leis de trânsito. Segundo o Diretor de Segurança e Trânsito esta situação poderá ser resolvida com a municipalização do trânsito de Palmeira, com isso, a cidade terá mais autonomia neste setor. “Municipalizando Palmeira você consegue criar uma Autarquia de Trânsito, o primeiro passo para contratação de agentes de trânsito. E tendo esses agentes de trânsito você tem a permissão, tendo a municipalização, de instalar o ESTAR em ruas com grande fluxo de veículos, como no caso a Rua Conceição”, disse Álvaro.
Vagas especiais
Dessa forma, ele enfatizou a necessidade da municipalização para coibir infrações de trânsito. “A falta de respeito com vagas de cadeirantes, idosos e gestantes é muito grande em Palmeira. Enquanto não houver agentes de trânsito fiscalizando continua tendo essa incidência”.
Infrações como esta podem ser denunciadas com a Polícia Militar. “Quando acontecer uma situação dessa e alguém perceber pode ligar para PM que ela vai até o local e o primeiro passo é a conscientização. Você tem que pensar que aquela pessoa que é cadeirante, se ela não tiver aquela vaga que é destinada para ela descer, ela vai ter uma grande dificuldade de se locomover até o local que ela precisa”, relatou o Diretor de Segurança e Trânsito. Ele lembrou que em estacionamentos particulares, em que há essas vagas reservadas, cabe ao dono do estabelecimento conversar primeiramente como o condutor.
Fila Dupla em frente às escolas
Outro problema comentado por Álvaro foi referente à fila dupla em horários de inicio e fim das aulas. “Nós fizemos um trabalho há dois anos nas escolas conscientizando os motoristas, pedindo para respeitar a faixa e hoje já melhorou bastante, mas ainda precisa ser melhorado muito mais. E eu vejo que é uma situação tão simples, só ter um pouco mais de calma, que você vai gerar segurança para todas as pessoas que estão no trânsito”, reforçou o diretor.
Ele comentou que esta situação configura-se como infração. “É passível de multa, no entanto a grande demanda da PM não permite que esteja 100% vistoriando as saídas dos colégios. Então essa municipalização é primeiro passo para conseguirmos mais colaboradores para organizar o trânsito”, disse Álvaro.
A conscientização e o respeito ao trânsito foi um dos destaques da entrevista. Para ele, são com atitudes que considerem o coletivo que muitos problemas podem ser evitados. “O primeiro passado para um trânsito fluir de maneira organizada e segura é a paciência. Motorista precisa ter mais paciência, mais calma e respeito. Você sabe que quando você sai do carro você se torna um pedestre”, afirmou Álvaro.
Segurança
Um projeto com o Departamento de Segurança e Trânsito, Conselho de Segurança do Município (Conseg) e a Polícia Militar está sendo desenvolvido. A ação tem o intuito de monitorar os acessos da cidade de Palmeira. “Buscamos mapear todos os acessos, vários pontos cidade que estão desprovidos e existe um índice grande de criminalidade, de problemas e montamos esse projeto”, contou Álvaro Bacila Filho.
Segundo ele são cerca de R$ 350 mil reais em equipamentos, além de R$ 100 a 150 mil reais em mão de obra que será licitado. Para isso, o departamento deve buscar apoio de deputados, além de Governo Estadual e Federal. “Porque quando você tem uma câmera de segurança em um local você certamente tem um olho amigo e qualquer situação de problema que ocorra ali tem a capacidade de estar revendo aquela imagem e buscando uma solução tanto de criminalidade, como problema no trânsito. Então é algo muito importante e para os próximos meses vamos buscar a verba necessária”, comentou o Diretor. Ele também informou que todas as câmeras de segurança instaladas no centro da idade no passado estão em funcionamento.
CIRETRAN em Palmeira
A instalação de uma Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) em Palmeira é uma reivindicação de anos, com o crescimento da cidade, a criação deste órgão torna-se ainda mais essencial para o município.
Segundo Álvaro Bacila Filho, amanhã (22) um ofício com essa reivindicação será entregue ao Deputado Federal Paulo Litro. Além disso, um abaixo assinado está sendo feito para evidenciar este pedido da comunidade palmeirense. O documento será deixado em vários locais da cidade, entre eles na Rádio Ipiranga. “Estamos comprovando em números a situação e estamos com o apoio de várias pessoas. Me comprometo a fazer um grande abaixo assinado buscando as empresas, buscando a população para conseguirmos o maior número possível de assinaturas para mostrar a grande necessidade e o grande benefício dessa CIRETRAN para Palmeira”, afirmou o Diretor.
No ano passado, a frota de Palmeira era de 19.200 veículos, segundo ele, o município tem uma estimativa de 20 mil motoristas e mensalmente são realizadas cerca de 415 renovações de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de outros serviços, como as novas CNHs, transferência de veículos, emplacamento e situações como cartão para vaga de idoso ou para pessoa com necessidade especial. “Agora chegou o momento de nos unirmos, unir forças e buscar esse grande avanço para Palmeira” reforçou Álvaro Bacila Filho.
Por Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais