Diretor de Cultura e Turismo destaca três locais para visitar durante as férias em Palmeira
Período de férias é sinônimo de descanso, curtir a família e claro, fazer passeios. Você sabia que Palmeira possui várias opções para visitar seja sozinho ou acompanhado? Pontos turísticos que agradam diversos públicos e que deixam nossa cidade ainda mais linda.
O diretor de Cultura e Turismo, Igor Moreira, destaca três locais: Museu Histórico, as Capelinhas de Vieiras e para quem gosta de turismo de aventura, a região do Cercado.
Museu Histórico de Palmeira – Dr. Astrogildo de Freitas
Palmeira tem diversos atrativos turísticos para todos os gostos, um atrativo que conta a história do município é o Museu Histórico e Geográfico Dr Astrogildo de Freitas. “O nosso museu histórico, foi reformado recentemente e foi reaberto ao público no final do ano passado e desde então tem recebido muitas visitas, tanto de escolas como da população em geral. No museu você vai encontrar grande parte da história da nossa cidade, desde artefatos dos indígenas, passando pelo período do Império, pela Segunda Guerra Mundial e também que contam a história de momentos e figuras importantes da nossa cidade. É uma visita cheia de informações e de curiosidades que realmente vale a pena. O nosso museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11:30h e das 13h até às 16h, no sábado, das 13h às 17h”, comentou Igor.
Capelinhas de Vieiras
Um atrativo natural e histórico, são as capelinhas de vieiras, que são um conjunto de quatorze capelinhas feitas em pedras, formando um cruzeiro. “Elas foram construídas pelo imigrante português Bento Luiz da Costa. “Lá o turista encontra uma ampla área verde totalmente gramada, equipada com churrasqueiras, com local coberto com mesas e bancos e além de tudo, também encontra 2 banheiros. O acesso ao atrativo é feito através da BR 277, sentido Irati, a visitação é livre”, disse o diretor.
Cercado
Para os amantes de turismo de aventura, um local com paisagens naturais, é a região do Cercado. “Já no caminho, o visitante encontra o Rio do Salto com diversas cachoeiras e uma paisagem natural muito bonita, seguindo pela mesma rota chega na Capela de Nossa Senhora das das Pedras, que é um local com uma igreja que foi construída na década de 1880 e fica à beira da escarpa devoniana, que tem um visual que impressiona, sem dúvida, um dos mirantes naturais mais deslumbrantes da nossa região dos Campos Gerais”, comentou.
Na mesma rota, o turista chega a região do Cercado onde tem a possibilidade de fazer algumas trilhas que levam até uma gruta. “Lá tem uma caverna que possui 2 salas e inclusive, uma dessas salas tem uma cachoeira dentro, é um local realmente muito bonito e que impressiona quem visita aquele espaço. E falando em cachoeira, no cercado, temos várias, sendo as principais que podemos citar a chamada cachoeira fantasma e também a cachoeira do lajeado”, explicou.
Na mesma região se encontra o mirante do índio, a pedra da tartaruga, os pinheiros centenários. O acesso é feito pela estrada do Quero Quero e fica a aproximadamente 35 km da sede do município.
Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo site: http://palmeira.pr.gov.br/turismo/ ou pelo telefone 3909 5001.
Por Andrea Borges e Bruna Camargo
Foto: Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais