Diretor Corporativo do Pequeno Príncipe destaca ação esportiva para conscientização ambiental no Rio Iguaçu

Diretor Corporativo do Pequeno Príncipe destaca ação esportiva para conscientização ambiental no Rio Iguaçu

Publicado em: 3 abr, 2025 às 9:27

O Complexo Pequeno Príncipe, referência em saúde infantil há 105 anos, reforça a importância da preservação ambiental para a proteção das futuras gerações. De acordo com José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo da instituição, questões ambientais como mudanças climáticas, gestão de resíduos e perda de biodiversidade impactam diretamente a saúde das crianças, especialmente as mais vulneráveis.
“O Complexo Pequeno Príncipe existe desde 1919 e cuida de crianças. Nossa tradição é cuidar do futuro. Tendo 105 anos, é perfeitamente possível olhar para o futuro. O que esse futuro está nos trazendo na visão da ciência? Grandes problemas ambientais. Mudanças climáticas, resíduos nas águas e perda de biodiversidade são desafios que afetam diretamente a saúde infantil e demandam nossa atenção”, destaca Carneiro.
Com o objetivo de ampliar o debate sobre a preservação do Rio Iguaçu e sua relação com a saúde, o Pequeno Príncipe promove uma ação que alia esporte e conscientização ambiental. No próximo sábado (05), cinco atletas da elite nacional do kaiak extremo participarão de uma prova na corredeira do Canivete, entre Balsa Nova e Lapa. O evento busca chamar a atenção da população para a importância da conservação dos rios e incentivar um olhar mais atento para o Iguaçu antes de suas famosas cataratas.
Além da competição de kaiak, à noite haverá um passeio ciclístico na Lapa, aberto a todos os interessados, incluindo crianças. A iniciativa busca engajar a comunidade local e reforçar a necessidade de proteger os recursos hídricos e o meio ambiente como um todo.
“Nosso corpo é formado por entre 60% e 70% de líquido. Se estamos no Alto Iguaçu, onde nasce o rio, precisamos prestar atenção à água que ingerimos e ser gratos a esse ambiente que nos fornece esse recurso essencial”, ressalta Carneiro.
O Complexo Pequeno Príncipe aposta no esporte como ferramenta de conscientização e incentivo à participação popular, reforçando seu compromisso com a saúde única – que integra a saúde humana, ambiental e animal.

Foto: Camila Hampf
Com informações da Assessoria do Hospital Pequeno Príncipe