Diet, Light ou Zero – qual tipo de alimento escolher?
O mercado alimentício conta com variações alimentícias, essas variações são específicas e foram criadas especialmente para os grupos que possuem restrições a determinados ingredientes.
A nutricionista Eliziane Ripka, explica sobre os termos e as destinações dos alimentos Diet, Light, e Zero. De acordo com Eliziane, dentre os 3, o Diet é o termo mais antigo utilizado em alimentos deste segmento, as suas características podem abranger todos os conceitos ao mesmo tempo em uma classificação que não exclui a outra.
Ela aponta que apesar de ser o mais indicado para dietas de restrição de açúcar, eles podem ter altos valores calóricos. “Um exemplo que eu vou dar aqui para vocês, é o chocolate, onde a versão diet, tem praticamente as mesmas calorias que a versão comum, ele tem um torno de 133 calorias na porção de 25 g, enquanto o diet tem 122 calorias, ele é um produto diet onde é retirado açúcar, mas não significa que ele tem um valor calórico reduzido, porque às vezes a indústria para melhorar o sabor, a textura, ela acaba adicionando outros ingredientes como a gordura por exemplo”, disse a nutricionista.
Eliziane comenta que os alimentos Light têm pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição do produto convencional e essa redução pode ser açúcar, gordura, colesterol, sódio. “Um exemplo é a pipoca de microondas, ela é light, porque ela tem uma redução às vezes de gordura ou de sódio”, disse.
Já os produtos zero, assim como o diet, são alimentos que possuem a exclusão total de algum componente e podem ser zero açúcar, zero gordura, zero sódio, entre outros. “Quando o alimento é zero por isenção de açúcar, ele pode ser consumido por portadores de diabetes, um exemplo são os refrigerantes, antigamente os refrigerantes eram diets, hoje todos os refrigerantes são considerados zero”, explicou.
A nutricionista reitera a importância da cautela e de aprender a ler os rótulos dos alimentos para controlar as porções antes de consumi-las. “Se a pessoa é diabética, por exemplo, ela vai escolher um alimento diet ou zero por não ter adição de açúcar, ela deve optar por uma marca que tenha menos gordura saturada, e que não tenha um valor calórico elevado e tenha menos sódio. Para uma alimentação saudável, devemos optar por por alimentos com menos sódio e menos gordura saturada e que não seja muito calóricos, especialmente para quem já está acima do peso, então é muito importante aprender a ler os rótulos dos alimentos”, finalizou.
Por Andrea Borges e Elder Scolimoski
Foto: Ministério da saúde
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais