Dia Nacional do Design: Profissionais de Palmeira falam sobre trajetória
Os designers palmeirenses, Elton Fonseca e João Borges Júnior, somam muitas experiências na profissão. Os dois compartilharam um pouco de seus processos criativos e suas áreas de atuação em alusão ao Dia Nacional do Designer, celebrado em 5 de novembro.
Elton Fonseca
Elton iniciou contando sobre a satisfação em ver o crescimento da profissão. “Já faz 14 anos que sou designer e que tenho a minha empresa, a Beltom Design. Desde o começo da carreira eu passei muito perrengue, muito aperto, mas muito aprendizado e fico muito contente com o crescimento da profissão, de 2 anos para cá o design foi muito reconhecido, hoje todo mundo conhece um designer, toda a empresa sabe que precisa investir em design, e eu fico muito contente com isso porque ajuda a nossa profissão a ser cada dia mais reconhecida”, explicou.
Criações do profissional
Ele contou que já trabalhou com muitas áreas do design e que hoje sua especialidade é a criação de marcas e identidade visual. “Já fiz de tudo um pouco na carreira de design, já fiz muita coisas impressas e também pro digital, sites, CD, DVD e etc… E hoje a minha especialidade é a criação de marcas e identidade visual, trabalho especificamente com isso”, disse.
Elton comentou que trabalha em home office desde 2007, e que ainda presta serviços para um cliente antigo e gosta muito de fazer CD e DVD para música regional gaúcha. Ele já realizou várias criações para grandes artistas do sul. “Eu trabalho em home office desde 2007, do meu escritório já saíram muitas coisas, eu já consegui atender 13 estados e 4 países aqui dentro”, explicou.
A internet lhe permitiu ter muitos contatos. “É muito gratificante ver as nossas criações rodando em uma televisão, jornal, revista, nas mãos das pessoas, é muito gratificante ver o nosso design comunicando alguma coisa”, finalizou.
Projeto Papo de Designer
Através do projeto ‘’Papo de Designer’’, Elton conversou com diversos profissionais do Brasil inteiro sobre como funciona o dia a dia da profissão, realizando uma troca de vivências e esclarecendo dúvidas dos internautas. Ele disse que daqui uns dias iniciará a 2ª temporada de lives em sua rede social.
Para conferir o projeto basta acessar o seu Instagram @EltonFosceca
João Borges Júnior
João contou sobre a sua trajetória e relembrou os trabalhos feitos a Ipiranga FM. “Sou formado há quase 7 anos, porém trabalho com design há mais de 10 anos, e a Ipiranga FM acompanhou nesse processo, isso porque antes mesmo de eu entrar na faculdade eu já fazia vários trabalhos para a Ipiranga, e continuamos juntos até hoje, onde recentemente pudemos mostrar para toda a cidade de Palmeira o projeto de redesign da marca, onde nós trabalhamos em um novo conceito para Ipiranga FM”, disse.
O que é fazer design?
Para descrever o que é fazer design, João usou a frase do Designer Paul Rand, que diz: “Fazer design é muito mais do que simplesmente montar, ordenar ou até mesmo editar. É adicionar valores, significado, iluminar, simplificar, clarificar, modificar e talvez até mesmo divertir”.
João acredita que o design evoca vários sentimentos. “Como designer não tem melhor coisa do mundo do que você trazer algo que está no mundo das ideais, algo que está abstrato em nossa cabeça ou na cabeça do seu cliente e transformar isso em algo concreto e visual”, explicou.
Vertentes de atuação de um designer
Segundo ele, além de marca e identidade visual o design também atua e produz em várias outras vertentes, como: Vídeos para as redes sociais, embalagens, revistas e vários outros tipos de materiais impressos. “Para fazer tudo isso, utilizamos das cores, imagens, texturas, ilustrações, além de muita técnica, na faculdade nós aprendemos a melhor maneira de estruturar um layout para que se torne compreensível e atrativo”, disse.
O Designer comentou que é sempre necessário ampliar o repertório, ler e exercitar a criatividade. “Acredito de verdade que nós temos um dom, mas tem muito estudo por trás, tem muita transpiração, as ideias não surgem do nada, então nós precisamos sempre estar buscando ampliar o nosso repertório, ler bastante e exercitar a criatividade, só assim a gente vai conseguir cada vez mais evoluir e crescer como profissionais da área criativa”, finalizou.
Da redação
Fotos cedidas pelos entrevistados
Notícias Relacionadas
Campanha de Natal da Acip sorteará R$ 22 mil em vales-compras
A Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip) lançou oficialmente sua tradicional Campanha de Natal, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar os consumidores. Com início no dia 18 de novembro, a promoção contará Leia Mais
Chuva antecipa previsão e fim de semana registra bons volumes em Palmeira
Pela manhã os ouvintes da Ipiranga FM enviaram as precipitações acumuladas no fim de semana, e houve muita variação nos valores dos acumulados. Embora as previsões na sexta-feira (1°) não marcassem muita chuva, ela veio bem irregular no município. Leia Mais