Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta sobre riscos cardiovasculares do tabagismo
Nesta quinta-feira, 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data dedicada à conscientização sobre os graves riscos associados ao tabagismo, especialmente em relação à saúde cardiovascular. Reconhecido como um dos maiores vilões para o coração, o cigarro é responsável por diversas doenças graves, como infarto do miocárdio e arritmias, sendo a nicotina uma das principais substâncias nocivas no organismo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o uso do tabaco está relacionado a cerca de 30% das mortes por doenças cardíacas no país. Além disso, o tabagismo passivo — quando uma pessoa inala a fumaça do cigarro de outro fumante — também contribui para milhares de mortes prematuras a cada ano. O perigo se estende ainda ao uso dos cigarros eletrônicos, que têm ganhado popularidade e preocupado especialistas, pois, apesar de serem vistos por alguns como uma alternativa menos prejudicial, contêm substâncias que podem causar inflamações pulmonares e aumentar o risco de problemas cardíacos.
O clínico geral Dr. Taylor Felipe Salamon Araújo, reforça esses alertas e incentiva os fumantes a buscarem ajuda para parar. “Cerca de 85% dos cânceres de pulmão são ocasionados pelo tabagismo. Não apenas os fumantes ativos correm risco, mas também aqueles que convivem com quem fuma. A nicotina também aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. É fundamental usar o dia de hoje como um marco para quem deseja parar de fumar. O tratamento não é simples, mas é eficaz. Tenho vários pacientes que conseguiram parar com o suporte correto, que inclui medicações e consultas motivacionais”, afirma o médico.
Para ajudar aqueles que desejam abandonar o vício, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos gratuitos. Entre as opções estão terapias de reposição de nicotina e acompanhamento médico especializado. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Saúde 136.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo busca não só informar sobre os danos do tabaco, mas também incentivar mudanças de hábitos em prol da saúde coletiva.
Texto: Da redação
Foto: Canva
Notícias Relacionadas
Boletim da dengue em Palmeira apresenta quatro casos confirmados
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Palmeira registrou 17 notificações de casos suspeitos de dengue nas últimas semanas. Dentre essas notificações, quatro casos foram confirmados, oito foram descartados e outros cinco Leia Mais
Boletim semanal da dengue confirma 278 novos casos da doença no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (10) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 278 casos, sem nenhum óbito na última semana. Somados os dados Leia Mais