Dia Nacional da Saúde Bucal destaca a importância de hábitos saudáveis e boa higienização bucal

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, esta data tem o objetivo de chamar a atenção para a importância de hábitos saudáveis além de boas práticas de higienização bucal.
A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o hábito de fumar, o consumo de álcool e a má alimentação, como destaca a assessora de saúde bucal, Ceres Cristina Marques. “O que uma má higiene bucal pode provocar é a cárie, a gengivite, que é a inflamação das gengivas e o mau hálito, os dentes devem ser sempre escovados após refeições, e pelo menos uma vez ao dia passa deve ser passado o fio dental, não esquecendo também de higienizar a língua. Então é sempre importante fazer essa higiene bucal para que não só a boca tenha uma boa saúde, mas todo o organismo, pois a entrada das bactérias e dos vírus são pela boca, a má higiene bucal resulta na formação de placa, formação de tártaro, entre outros problemas, como problemas cardíacos, problemas renais, problemas respiratórios, no aparelho digestivo”, disse.
Mesmo sem nenhum problema, a assessora de saúde bucal, explica que as visitas ao dentista devem ser feitas a cada 6 meses, para avaliação de alguma alteração na cavidade bucal. Segundo a Prefeitura Municipal de Palmeira, para ter acesso a atendimento odontológico pela rede municipal, o munícipe deve ir até o seu posto de saúde com o cartão do SUS e identidade e agendar atendimento, serviços mais especializados são encaminhados posteriormente pela unidade de saúde de referência do paciente.
Ainda de acordo com a Prefeitura, nas escolas e CMEIS são realizadas palestras, escovação e o bochecho com flúor. Essas ações podem ser semanais ou quinzenais e incentivam o cuidado com a saúde bucal desde os anos iniciais.
Andrea Borges com informações de Ministério da Saúde
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Casos de dengue em Palmeira sobem de 5 para 10 em uma semana
O número de casos confirmados de dengue em Palmeira dobrou em uma semana, passando de cinco para dez, segundo o boletim divulgado ontem (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde. O município já registrou 102 notificações da doença, das quais 52 foram descartadas e 40 seguem em investigação. Entre os Leia Mais