Dia Nacional da Pessoa Idosa: Vice-presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmeira fala sobre a data

Dia Nacional da Pessoa Idosa: Vice-presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmeira fala sobre a data

Publicado em: 1 out, 2024 às 9:08

Nesta terça-feira, 1º de outubro, o noticiário P7 da Ipiranga FM recebeu Ione Maria Viatroski, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmeira, para discutir a importância do Dia Nacional da Pessoa Idosa.
A data, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1990, tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre o impacto do envelhecimento da população e garantir que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados.“A pessoa idosa, segundo o Estatuto do Idoso, é aquela com 60 anos ou mais. O Dia Nacional da Pessoa Idosa busca sensibilizar a sociedade para a valorização e os direitos desse público, promovendo uma vida digna e ativa”, explicou Ione.
Durante a entrevista, foram destacados alguns dos principais direitos garantidos por lei às pessoas idosas, como o atendimento preferencial em órgãos públicos e privados, a prioridade na execução de políticas sociais específicas, e o acesso garantido ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, há um incentivo à participação ativa dos idosos em atividades culturais e de lazer, com o objetivo de promover uma convivência saudável com as demais gerações.

Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Ione também falou sobre a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmeira, que reúne representantes das secretarias municipais e de organizações prestadoras de serviços à população idosa, como o Rotary e instituições de cuidado, como o Lar Acelino e o Lar Sagrada Família.
Em 2023, o Conselho, em conjunto com a comunidade idosa e as secretarias do município, elaborou o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que traça ações para os próximos quatro anos. “De acordo com o Censo de 2022, Palmeira possui 5.413 pessoas idosas, o que representa 16% da nossa população. O plano prevê melhorias no atendimento à saúde, além da oferta de atividades culturais, esportivas e de lazer para esse público”, destacou.

Fortalecimento dos Direitos e Participação Social
Ione ressaltou a importância da participação da sociedade na defesa dos direitos das pessoas idosas. “Nossas reuniões são abertas ao público e acontecem na terceira terça-feira de cada mês, às 13h30, na Secretaria de Assistência Social. É uma oportunidade para discutir as necessidades da população idosa e garantir que seus direitos sejam respeitados”, afirmou.
Ao final da entrevista, Ione fez um apelo para que a população esteja atenta aos abusos e violações contra os idosos, lembrando que qualquer denúncia pode ser feita pelos números 190, Disque 100, ou diretamente ao CRAS e à Ouvidoria da Prefeitura.

Texto: Da redação

Foto: Canva