Dia Nacional da Pecuária: Saiba mais sobre as principais atividades relacionadas ao setor em Palmeira
Hoje (14) é o Dia Nacional da Pecuária. No Brasil essa atividade econômica faz parte do setor primário referente à criação de animais para a comercialização direta, para o fornecimento de matérias-primas empregadas em outros setores produtivos (como couros, lãs e peles) e, principalmente para a produção de alimentos.
A pecuária além de gerar muitos empregos, alimenta a população por meio da produção de carne, leite, ovos e derivados diversos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2022 as vendas externas de carne bovina responderam por 52,6% do valor total exportado pelo Brasil de carnes. Foram US$ 1,36 bilhão exportados, uma cifra também recorde histórico, com aumento de 8,7% no volume e 6,5% no preço médio.
De acordo com o Veterinário da Adapar, Rafael de Souza Bernabé, em Palmeira as principais atividades relacionadas ao setor da pecuária são: Bovino cultura de leite, bovino cultura de corte, avicultura, suíno cultura, ovinocultura, equinocultura. “A pecuária tem grande importância na atividade econômica do município com a geração de empregos, que é fonte de renda para muitos produtores rurais, é responsável pela alimentação saudável de cada dia e seus derivados. Recentemente tivemos conquistas como o Paraná livre de febre aftosa sem vacinação, que abriu novos mercados que pagam mais. Com isso, o produtor tem buscado investir mais em sua criação. A gente nota que o produtor rural tem investido em tecnologia, investido em qualificação da sua mão de obra, com o objetivo de aumentar a sua produção com qualidade”, disse Rafael.
Texto: Andrea Borges com informações de Brasil Escola, Mundo da Educação e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Foto: Gilson Abreu/AEN