Dia Mundial de Combate à Hanseníase será neste domingo (26)
O último domingo de janeiro marca o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, doença infecciosa com registro histórico e clínico desde os tempos bíblicos.
A hanseníase é transmitida por uma bactéria, conhecida como bacilo de Hansen, e a contaminação acontece pelas vias aéreas superiores, por meio de espirros, tosse, fala e respiração.
Para que ocorra esta contaminação é preciso contato direto e prolongado com o portador. O período de incubação também é longo, de dois anos em média, mas pode levar até 10 anos para se manifestar. Entre os primeiros sintomas estão as manchas pelo corpo, com alteração ou perda de sensibilidade local, fraqueza e dores nas articulações de braços, pernas, mãos e pés.
A doença atinge pessoas de todas as idades e muitas vezes passa despercebida, porque seu por sinal mais visível, as manchas, não doem, não coçam, não incomodam. Isto faz com que o diagnóstico aconteça tardiamente, quando o doente já apresenta incapacidades físicas por comprometimento dos nervos.
“O alerta do Dia Mundial é para que a população e mesmo os profissionais da saúde fiquem atentos para a doença, pois o tratamento cura a hanseníase”, explica o secretario da Saúde do Paraná, Beto Preto.
O diagnóstico e acompanhamento são feitos pela Rede Pública de Saúde, por meio das unidades básicas e centros especializados.
Em 2019, o Paraná teve 510 novos casos de pacientes confirmados com hanseníase, sendo 8 casos registrados em crianças. Do total, 80% procuraram ajuda médica já em fase avançada da doença.
São mais de 3 mil doentes em tratamento e acompanhamento no estado. A maioria do sexo masculino, em idade produtiva, de 20 a 59 anos. Em cada 100 doentes, aproximadamente 50 apresentam sequelas físicas.
Desde 2016, o Ministério da Saúde, consolidou a cor roxa para as campanhas de conscientização, orientação e prevenção para hanseníase.
Imagem: Reprodução
Com informações da Secretaria do Estado da Saúde
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais