Dia do Trabalhador Rural: produtores de Palmeira comentam sobre seus trabalhos

Dia do Trabalhador Rural: produtores de Palmeira comentam sobre seus trabalhos

Publicado em: 25 maio, 2022 às 11:07

O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente dia 25 de Maio, no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que dedicam seu tempo trabalhando nas zonas rurais, campos, fazendas e etc.
A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964. No dia 25 de Maio de 1963, morria o deputado federal Fernando Ferrari, um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.
A agricultora Josélia Vardenski Krupa, trabalha com a criação de aves, e destaca o seu amor pelo campo e as vantagens de trabalhar na agricultura. “Sempre vivi no campo, hoje não trabalho exatamente nas lavouras, mas temos uma pequena produção de carnes aqui no Faxinal dos Quartins, vivo da agricultura já há 12 anos nessa atividade, a qual me dedico ao máximo. Trabalho com amor e dedicação porque sei da importância de produzir alimentos com qualidade, porém, desde pequena, sempre trabalhei nas lavouras de fumo com a mãe, irmãos, e depois com meu marido, viver no campo tem seus benefícios e um que eu não abro mão é que posso viver mais com a minha família e no meu caso ainda trabalho produzindo proteína animal para a população mundial, pois produzimos para exportação. A coisa que gosto muito no campo é que posso fazer meu tempo, trabalho sem pressão, posso desfrutar de momentos com a minha família que em outras atividades não seria possível”, disse Josélia.
Já o agricultor Luiz Alfredo Sluzars, comenta sobre o trabalho de colocar comida de qualidade na mesa dos brasileiros através dos grupos de agricultores orgânicos. “Nós somos um grupo de 11 famílias, e nos desafiamos a produzir sem o uso de de venenos, de agrotóxicos e de adubos químicos, alguns já há 20 anos vem fazendo essa prática, outros mais recentemente e temos novas famílias que estão trilhando esse caminho para buscar a sua certificação de produtores orgânicos, nós temos a nossa produção certificada e fazemos feira, vendemos cestas e também vendemos na propriedade, assim como eu também vendemos para estabelecimentos comerciais”, comentou Luiz Alfredo.
Gilson Borcoski, produtor de fumo e outras espécies, destaca o papel do trabalhador rural. “Seja abaixo de sol ou chuva sempre estamos trabalhando, produzindo os alimentos que chegam à nossa mesa, destaco neste dia também os feirantes, os que produzem os alimentos frescos que chegam à mesa do consumidor final, eu por muito tempo fui feirante também, comecei meu trabalho na agricultura bem cedo, me orgulho de dizer que sou também um trabalhador rural, porque somos importantes em nossa comunidade e em no nosso meio. Então peço a Deus, rogo a Deus que esteja abençoando todos os trabalhadores rurais e produtores da nossa cidade e aqueles também que tem algum tipo de ligação com a agricultura”, destacou Gilson.

 

Texto: Andrea Borges e Rinaldo Agottani com informações de Agraer
Foto: Freepik