Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto, saiba mais sobre o funcionamento de sessões de terapia
No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.
A profissional Kamila de Oliveira Sanson, explica sobre como funciona o processo de psicoterapia, e como são as sessões de terapia. “Elas acontecem através de encontros semanais ou quinzenais, a terapia tem como função tratar problemas psicológicos, como ansiedade, depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, angústias e uma infinidade de problemas que, aos olhos do paciente, podem parecer não ter solução. Existem muitas abordagens, cada qual voltada para aliviar as dores emocionais dos pacientes conforme as suas necessidades”, disse.
Kamila disse também que a terapia não é apenas para pessoas com transtorno mental, segundo ela, realiza-se também um acompanhamento psicológico de pacientes que não possuem um transtorno mental, mas desejam se conhecer melhor, descobrir suas potencialidades, encontrar um propósito para as suas vidas. “Ela ajuda ainda em casos de doenças psicossomáticas, as quais estão relacionadas a emoções e pensamentos, em outras palavras, são patologias que acabam surgindo de uma má administração dos sentimentos”, exemplificou.
A psicóloga ressalta que todas as fases da vida são desafiadoras e requerem capacidade de solucionar problemas e viver em harmonia com o ambiente e o corpo. “A psicologia para crianças existe para acolher os pais e as crianças, dar suporte a eles e diálogos com técnicas e métodos a fim de diminuir as inseguranças. É muito importante porque ajuda a desmistificar os comportamentos dos filhos e auxiliar os pais na hora de lidar com as adversidades que possam surgir”, comentou Kamila.
A partir dos 2 aninhos já é possível realizar uma psicoeducação para obter o melhor resultado comportamental e emocional de um ser humano. “O psicólogo infantil é um dos profissionais que, através de brincadeiras, acessa o sentimento das crianças de forma lúdica e sem com que ela se sinta acuada, ele oferece um ambiente onde a criança fica segura, confortável para ser quem é, é aí que o terapeuta é capaz de identificar os conflitos, buscar maneiras de lidar com eles e orientar os pais a melhor forma de conviver e trata-los”, finalizou.
Texto: Andrea Borges
Foto: Canva
Notícias Relacionadas
Campanha de Natal da Acip sorteará R$ 22 mil em vales-compras
A Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip) lançou oficialmente sua tradicional Campanha de Natal, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar os consumidores. Com início no dia 18 de novembro, a promoção contará Leia Mais
Chuva antecipa previsão e fim de semana registra bons volumes em Palmeira
Pela manhã os ouvintes da Ipiranga FM enviaram as precipitações acumuladas no fim de semana, e houve muita variação nos valores dos acumulados. Embora as previsões na sexta-feira (1°) não marcassem muita chuva, ela veio bem irregular no município. Leia Mais