Dia do macarrão: Judite Barausse faz macarrão há mais de três décadas

Dia do macarrão: Judite Barausse faz macarrão há mais de três décadas

Publicado em: 25 out, 2021 às 14:38

Nesta segunda-feira (25), celebra-se o Dia do Macarrão, a data foi estabelecida em 1995 em Roma na Itália, mas a refeição já é popularizada pelos italianos desde século XVIIII.
O prato abre leque de uma infinidade de sabores das mais variadas versões, desde o macarrão raiz à bolonhesa (com carne moída), ou receitas mais simples com queijo, molho pesto, até versões geladas como a macarronese (macarrão ao molho de maionese). Um prato prático, para todos os gostos e que faz parte do dia a dia de muitos brasileiros.
A receita tem 30 anos de história na família Barausse através das mãos da dona Judite que é uma cozinheira de mão cheia em Palmeira. O início dessa história começou quando em uma feira de produtores, uma mulher perguntou próximo a dona Judite, quem faria um macarrão caseiro para vender, por que a sua nora estava grávida e estava com vontade de comer um macarrão. “Eu respondi que faria para ela, e fiz usando litro para esticar a massa e cortei com a mão. Depois de pronta levei mais pacotes para a feira e no mesmo dia vendi todos, a partir daí faz 30 anos que eu faço o macarrão caseiro que é conhecido por todos em Palmeira”, disse Judite.
Dona Judite contou também que produz dois tipos de macarrão o mais largo e estreito de massa seca ou frescal. “Por semana vão cerca de 50kg de massa e as pessoas geralmente compram mais do médio”, disse Dona Judite.
Hoje (25) pela manhã, dona Judite estava preparando uma encomenda de massa de pastel para a Amas de Teixeira Soares, serão mais de 2000 massas entregues na sexta-feira. 

Da redação
Fotos: Rinaldo Agottani