Dia do Escoteiro: Vice-presidente do Grupo Escoteiros Tropeiros de Palmeira comenta sobre a data e atividades do Grupo
No dia 23 de abril, comemora-se o Dia do Escoteiro. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo – na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos.
O Vice-presidente do Grupo Escoteiros Tropeiros de Palmeira, Luan Adames, comenta sobre os trabalhos desenvolvidos. ” O grupo foi fundado há doze anos atrás, agora em março fez doze anos, ele foi fundado pela união de vários pais e pessoas interessadas, a primeira reunião aconteceu no rotary, eles cederam espaço e foi um trabalho voluntário que eles resolveram fazer diferença, e eles foram construindo e aprendendo dia a dia, eu fui jovem nessa época eu comecei como um sênior e eu participei dessa construção, como jovem então eu passei a aprender com eles e hoje em dia eu estou na diretoria do grupo para dar uma vida mais para o grupo“, disse Luan.
Luan explica que para participar do Grupo deve-se ter no mínimo seis anos e meio e não há um limite de idade. “Podem fazer parte qualquer pessoa, de qualquer religião desde que seja a partir dos 6 anos e meio. Escotistas voluntários adultos, nós temos 17 chefes, fora os pais que ajudam a gente, a diretoria, os voluntários e temos em torno 35, entre os lobinhos até os seniors”, explicou.
Ele comenta que as atividades são um leque de opções, que vão desde atividades espirituais, lúdicas, de aventura, sociais como a arrecadação de lixo eletrônico, alimentos. “A aventura a gente tem várias coisas como trilha, rapel, tirolesa, isso vai de acordo com as idades mas tem várias coisas, a partir das crianças começa a parte lúdica jangal a parte do viver o mundo do mogli a parte da socialização, o grupo tem atividades para todos, então é todo um trabalho de crescimento do jovem. O nosso objetivo é entregar uma pessoa melhor para a sociedade. As atividades são realizadas no Lar Acelino todo o sábado a partir das 14h. O escotismo ele constrói o caráter da pessoa, e de acordo com o andamento cada um, a gente tem as dez leis do escoteiro, então cada um vai se apegar um pouquinho a mais em cada parte e vai desenvolver em cima disso, a pessoa que é um pouco mais fechada ela vai socializar. Se você for ver bem até no dia da arrecadação aquele jovem que é tímido, que não fala normalmente, ele está indo lá falar com uma pessoa que ele não conhece para pedir ajuda para o grupo, para fazer uma causa maior e ele vai animado ele abre um sorriso e vai, e é uma coisa assim que é bem diferente. Você chega uma pessoa e você sai de lá outra, você muda, você cresce, você se desenvolve com o Grupo de Escoteiros”, finalizou Luan.
Texto: Andrea Borges
Foto do G.E. Tropeiros 202
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais