Dia do advogado: Advogados do município destacam trajetória na profissão

Dia do advogado: Advogados do município destacam trajetória na profissão

Publicado em: 11 ago, 2022 às 8:34

Comemora-se nesta quinta-feira (11) o Dia do Advogado, de acordo com informações do site da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, nesta data em 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil – a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.
A função do advogado é atuar na representação do seu cliente em um processo judicial. É ele quem faz a documentação, conversa com o juiz e o advogado da outra parte, e orienta o seu cliente sobre o que está acontecendo.
Cátia Aparecida Gross, que completa 10 anos na profissão, destaca os motivos que a levaram a escolher a advocacia como profissão. “Neste ano completei 10 anos como advogada e a inspiração na escolha da profissão veio dos meus pais, pessoas simples, trabalhadoras, que a seu modo sempre buscaram fazer a diferença na vida das pessoas. Mas a minha vivência e atuação próximas ao meio rural e fizeram buscar especialização na área civil e previdenciária, atuando entre outras, em demandas que envolvem regularização de imóveis, bem como as que precisam de atuação junto ao INSS. Como advogada, sempre busquei ser um instrumento para que o direito fosse alcançado de maneira simples e próxima, entendendo que em cada cliente existe um propósito. Acredito que advogados são profissionais que contribuam na construção de uma advocacia mais próxima e de uma sociedade mais próxima”, disse Kátia.
Fábio Henrique da Silva, conta que o que mais gosta no trabalho é a diversidade de casos e o dinamismo. “No próximo mês de setembro, completo 13 anos como advogado, a advocacia é uma profissão muito gratificante, o advogado ele é responsável por defender os interesses de uma pessoa perante a justiça. Então a sensação de conseguir fazer valer o direito daquela pessoa que te procurou é um sentimento muito recompensador. Uma das coisas que eu mais gosto na profissão é que cada cliente  traz um desafio novo, a gente acaba atendendo várias áreas do direito, então não tem monotonia, cada situação é algo novo para a gente pesquisar. Os meus focos de atuação aqui no escritório seria na área civil que inclui indenizações, questões contratuais, ações envolvendo imóveis e tudo mais, também a área de família e o direito empresarial”, comentou Fábio.

Texto: Andrea Borges, Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Foto: Pixabay