Dia da Merendeira Escolar: Cozinhando com amor e orgulho da profissão

Dia da Merendeira Escolar: Cozinhando com amor e orgulho da profissão

Publicado em: 30 out, 2021 às 9:29

Neste sábado (30) comemora-se o Dia da Merendeira Escolar, profissionais responsáveis por garantir uma alimentação de qualidade e saudável aos estudantes. São tantas as memórias ao falar das “tias da cozinha” que é impossível não sorrir ao lembrar. Afinal, quem não ficava ansioso  para hora do recreio? Quem não pedia com jeitinho uma porção bem generosa?
A redação da Ipiranga FM esteve na Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio e conversou com a servidora Elis Rochinski sobre sua rotina de trabalho. “Eu particularmente eu acho muito prazerosa [a rotina]. Eu gosto bastante do meu serviço, lidar com a comida, com a merenda das crianças. Para mim é algo muito bom, eu gosto bastante”, relatou a servidora da escola municipal.
A alegria e satisfação das crianças é o que mais encanta Elis nesta profissão. “[O que mais gosto] É de fazer uma comida bem boa para minhas crianças e estar com ela , ter esse convívio com elas e ver a carinha delas de “nossa que comida boa tia”, disse ela.
Perguntada sobre qual refeição os alunos mais gostam, Elis não precisa pensar duas vezes. “As minhas crianças gostam mais de coisa doce; pudim, canjica, mingau e sagu. Eles gostam mais de doce”, revelou a merendeira.
Merendeira há 18 anos, sendo destes 10 anos no Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, Sônia Lina Santos Cezanoski conta que a rotina começa logo cedo, às 7h30. “Preparamos o lanche e se tiver algo para cozinhar colocamos para cozinhar e tempera com amor e carinho. Agora devido à pandemia temos dois lanches por causa de aglomeração, é bem ‘apuradinho’. Preparamos o primeiro lanche até às 9h10 e, seguida às 10h servimos o segundo lanche. (…) O dia inteiro é assim, como eu trabalho o dia todo, à tarde também tem os outros lanches para trabalhar e a rotina é bem legal”, contou Sônia.
Com sorriso no rosto, a merendeira conta o que mais em seu tralho.
“A satisfação do aluno. Porque quando eles vão para fila do lanche eles falam ‘dona, encha o prato’ e sabemos que eles comem com vontade. Porque às vezes tem aluno que é a primeira refeição né, a mais completa que eles fazem é na escola”, lembrou a merendeira.
Sônia também revelou qual lanche os estudantes do CEDAG mais gostam no geral. “O salgado. Feijão, arroz e a carne. Esse é o que mais eles preferem”, disse ela.
A alimentação na escola é essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Para muitos a merenda acaba sendo a principal refeição do dia. “Percebemos que eles têm a necessidade de se alimentar bem e por causa às vezes da falta da alimentação eles nem aprendem direito ou conteúdo que eles vêm para aprender”, disse Sônia.
A Ipranga FM parabeniza todas as merendeiras de todas as instituições de ensino de Palmeira.  Profissionais que trabalham com zelo e dedicação garantindo o melhor alimento às nossas crianças e adolescentes.

Texto: Bruna Camargo
Fotos: Rinaldo Agottani