Dia 09 de novembro é uma data importante para Palmeira e Porto Amazonas
No dia 9 de novembro de 1897, há exatos 120 anos, o Congresso Legislativo do Estado do Paraná decretou e o governador José Pereira Santos Andrade sancionou a lei Estadual nº 238 elevando a então Vila de Palmeira à condição de Cidade, quando o poder executivo foi instituído, sendo nomeado o primeiro prefeito, Senhor Capitão João Padilha de Oliveira, que ficou no cargo até 1900.
No entanto esta data é pouco lembrada, visto que para o aniversário de Palmeira convencionou-se outro marco fundador, a doação das terras para a construção da Igreja Matriz que aconteceu no dia 7 de abril de 1819. Assim, para se comemorar o surgimento de Palmeira tem-se 198 anos, e para a instituição do poder executivo se passaram 120 anos.
A data de 9 de novembro para Palmeira é a criação do Poder Executivo, já para Porto Amazonas a Emancipação Política. A terra da maçã foi desmembrada de Palmeira em 1947, tendo seu primeiro prefeito o Senhor José de Souza Valente nomeado em 9 de novembro do mesmo ano, com efeitos de Decreto Estadual. Portanto, Porto Amazonas comemorando hoje seus 70 anos de emancipação política.
Colaboração da Historiadora e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Vera de Oliveira Mayer.
Notícias Relacionadas
Vendaval agrava danos na arquibancada do Estádio João Chede, em Palmeira
No sábado (16), o Estádio João Chede, localizado em Palmeira, foi novamente atingido por um vendaval, que causou danos ainda maiores à arquibancada do local. A estrutura, que já estava comprometida após um incidente semelhante ocorrido há cerca de Leia Mais