Dezembro laranja: Dermatologista incentiva o uso de protetor solar para prevenção ao câncer de pele
O mês de dezembro foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para conscientização sobre o câncer de pele, esse tipo de câncer é o mais comum, e pode ser prevenido com medidas simples.
Em 2021, o Paraná acendeu um alerta para essa questão mediante a aumento de procedimentos cirúrgicos em oncologia para câncer de pele passando de 3.146 em 2020, para 3.414 neste ano (até novembro) segundo a secretária de saúde.
A Dermatologista Cristiane Barausse, comentou sobre a importância do uso do protetor solar e do check up anual de pele. “Com o uso correto do protetor solar, você consegue prevenir a maioria dos tipos de câncer, portanto é indicado usar no mínimo um fator 50, principalmente pra quem já passou dos 50 anos ou que tem uma exposição solar intensa, todos os dias”, disse.
Segundo a Dermatologista, deve-se usar o protetor diariamente para que ele tenha uma proteção adequada contra o câncer. ” Devemos realizar também o exame anual de pele, então você deve procurar um dermatologista pra fazer aquele exame completo, onde você será examinado da cabeça aos pés, na busca de fazer um diagnóstico precoce de uma lesão suspeita, como eu sempre falo ele é um câncer curável, então quando a gente faz o diagnóstico a gente até consegue fazer a retirada dele no próprio consultório médico com anestesia local”, explicou Cristiane.
Da redação
Foto: Clínica Renove
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais