Designer gráfico de Palmeira é o responsável pela Marca e Identidade Visual do Corpus Christi Curitiba

Designer gráfico de Palmeira é o responsável pela Marca e Identidade Visual do Corpus Christi Curitiba

Publicado em: 22 mar, 2024 às 9:57

É de Palmeira o responsável pela Marca e Identidade Visual do Corpus Christi Curitiba. O designer gráfico João Borges Júnior, que é coordenador da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora da Conceição falou à Ipiranga FM sobre como foi esse processo de criação, que envolveu muito estudo, e o convite que veio no ano passado. “Eu me senti muito feliz pela oportunidade que eu tive. Começamos a fazer um trabalho junto com o setor de comunicação da Arquidiocese para construir um briefing, para ver bem certinho o que eles gostariam de colocar na marca, quais seriam os valores que eles queriam que a marca demonstrasse. Estudando sobre o Corpus Christi em Curitiba que no ano passado reuniu mais de 200 mil pessoas,  é um evento que tem uma força gigante, nós vemos o quanto ele é significativo para os católicos de Curitiba, então eles pensaram justamente que este evento precisava ter uma marca, precisava ter um rosto que fosse permanente, que não fosse só para uma edição”, contou ele.

Três pilares da marca
O profissional detalhou que ao estudar sobre o  o Corpus Christi em Curitiba, foi possível chegar a três pilares fundamentais que a marca precisava ter. “Seria então a unidade, porque é um acontecimento que reúne toda a fé, todos os católicos de Curitiba; que expressasse a fé católica, justamente pelo fato de o Corpus Christi ser um evento católico, e também o terceiro pilar que é o cultural, porque também é um evento cultural e artístico que envolve os tapetes que são feitos com toda dedicação. Só na edição de 2023 foram mais de 4 mil voluntários que estiveram criando os tapetes de Corpus Christi. Então essas três vertentes da marca precisavam ser expressas. Então no símbolo ali eu criei justamente isso, trouxe a da unidade através dos três ‘Cs’, unindo Corpus Christi e Curitiba, coloquei também na questão cultural o pinhão refletido ali e junto a tudo isso eles formam o ostensório que representa a fé católica. E também a partir disso eu acabei construindo outros grafismos e ilustrações que representam os tapetes e também remetem a esses três pilares da marca”.

Evento de lançamento
O lançamento oficial aconteceu na noite de ontem (21) na capital do estado. O designer, que esteve presente, contou que o evento teve a presença do Arcebispo de Curitiba Dom José Antonio Peruzzo, além de outras autoridades de Curitiba, equipe do setor de comunicação, do Corpus Christi, da coordenação, entre outros envolvidos. ” Como designer eu me sinto muito grato por essa oportunidade, por poder colocar o meu trabalho a serviço da fé, acho que quem me conhece aqui em Palmeira sabe o quanto eu trabalho na Pastoral da Comunicação, o quanto eu gosto de unir fé e criatividade, então levar um pouquinho desta experiência que eu tenho na nossa cidade, para outros lugares, isso me realiza demais. Obrigado a Rádio Ipiranga pela oportunidade de falar sobre e acessando as minhas redes sociais você também pode conferir como o projeto ficou.
A Rádio Ipiranga de Palmeira parabeniza João Borges Junior por este marco tão significativo em sua carreira e por seu dom e dedicação em unir fé e criatividade.

Texto: Bruna Camargo
Fotos cedidas por João Borges Júnior