Deral eleva estimativa de produção do milho 1ª safra no Paraná para 4,2 milhões de toneladas

Deral eleva estimativa de produção do milho 1ª safra no Paraná para 4,2 milhões de toneladas

Publicado em: 26 nov, 2021 às 10:01

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu relatório mensal de atualização de estimativas de produção paranaenses.
A publicação apontou que a expectativa de produção subiu e, neste momento, espera-se que a produção atinja 4,2 milhões de toneladas. Esse volume, se confirmado, representa um aumento de 35% quando comparado à safra anterior.
Apesar do aumento na expectativa de produção, a falta de chuvas tem impactado a cultura do milho, como explicou o Agrônomo da Comercial A.G, Andrey Delinski Pacievicz. “De uma maneira geral as lavouras estavam bastante sentidas, toda agricultura necessitava de um pouco de chuva e principalmente nessa unidade mais superficial para o desenvolvimento inicial das plantas que estão sendo semeadas ou que foram semeadas algumas semanas atrás, e passaram aí por 15 a 20 dias de um período de falta de água e falta de chuva”, disse.
Ele comentou que a onda de calor  não vinha sendo normal. “Nos últimos meses ou nas últimas semanas as máximas diárias ali ultrapassavam os 30° e secou rapidamente a terra, uma insolação constante durante todas as horas do dia, isso fez com que as plantas sentissem bastante essa estiagem, principalmente a questão do enchimento de grãos do feijoeiro. A gente espera que  as previsões  dos próximos dias venham recompondo melhor a umidade”, explicou.

Da redação com informações do Deral (Notícias Agrícolas)
Foto: https://blog.mfrural.com.br/plantio-de-milho/