Deral eleva estimativa de produção do milho 1ª safra no Paraná para 4,2 milhões de toneladas
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu relatório mensal de atualização de estimativas de produção paranaenses.
A publicação apontou que a expectativa de produção subiu e, neste momento, espera-se que a produção atinja 4,2 milhões de toneladas. Esse volume, se confirmado, representa um aumento de 35% quando comparado à safra anterior.
Apesar do aumento na expectativa de produção, a falta de chuvas tem impactado a cultura do milho, como explicou o Agrônomo da Comercial A.G, Andrey Delinski Pacievicz. “De uma maneira geral as lavouras estavam bastante sentidas, toda agricultura necessitava de um pouco de chuva e principalmente nessa unidade mais superficial para o desenvolvimento inicial das plantas que estão sendo semeadas ou que foram semeadas algumas semanas atrás, e passaram aí por 15 a 20 dias de um período de falta de água e falta de chuva”, disse.
Ele comentou que a onda de calor não vinha sendo normal. “Nos últimos meses ou nas últimas semanas as máximas diárias ali ultrapassavam os 30° e secou rapidamente a terra, uma insolação constante durante todas as horas do dia, isso fez com que as plantas sentissem bastante essa estiagem, principalmente a questão do enchimento de grãos do feijoeiro. A gente espera que as previsões dos próximos dias venham recompondo melhor a umidade”, explicou.
Da redação com informações do Deral (Notícias Agrícolas)
Foto: https://blog.mfrural.com.br/plantio-de-milho/
Notícias Relacionadas
Cafpal recebe R$ 429 mil para construção de sede própria em Palmeira
A Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) recebeu recentemente um repasse de R$ 429 mil da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para a construção de sua sede própria. O valor foi aprovado por meio de Leia Mais
Agricultor Roberto Gurski fala sobre a repercussão da matéria no Globo Rural
Após a exibição de uma reportagem especial no programa Globo Rural sobre atividades desenvolvidas em uma propriedade familiar de Palmeira, o agricultor Roberto Gurski, conhecido como “Beto do Feijão”, compartilhou a repercussão positiva que a matéria trouxe para seu Leia Mais