Deputada Flávia Francischini protocola projeto de lei para acabar com prazos diferenciados em consultas e exames no Paraná
A deputada estadual Flávia Francischini (UNIÃO), protocolou um projeto de lei que visa acabar com a discrepância nos tempos de espera entre pacientes que utilizam planos de saúde e aqueles que pagam do próprio bolso.
Em entrevista a Ipiranga FM, a deputada detalhou a proposta e sua importância para os cidadãos paranaenses. “É um prazer estar falando com todos de Palmeira e região. Estou aqui hoje para falar rapidamente sobre o projeto de lei que protocolei na Assembleia Legislativa do Paraná. Trata-se de uma iniciativa que visa proibir a definição de prazos diferenciados para marcação de consultas, exames e outros procedimentos médicos entre pacientes cobertos por planos ou seguros de saúde privados e aqueles que pagam do próprio bolso”, explicou Flávia Francischini.
A deputada destacou a injustiça que muitos pacientes enfrentam ao tentar marcar consultas. “Quantas vezes já ouviram histórias de pessoas que, ao pagar particular, conseguem atendimento imediato, mas ao mencionarem que têm um plano de saúde, a espera se torna interminável? Pois bem, o meu projeto de lei visa acabar com essa discriminação, assegurando que todos os pacientes sejam tratados com a mesma dignidade e rapidez”, afirmou.
Francischini reforçou que a saúde não deve ser influenciada pela capacidade financeira dos pacientes. “Tenho certeza de que muitos já passaram por isso ou conhecem alguém que sofreu essa injustiça. Digo injustiça, sim, pois é um desrespeito com quem já investe tanto para ter um plano de saúde. O dinheiro não pode prevalecer sobre a saúde. Muitos pacientes com planos se sentem frustrados e desamparados diante dessas longas filas. O que busco com essa proposta é um sistema de saúde justo e eficiente para todos os paranaenses, independentemente de como custeiam seus tratamentos”, declarou.
A deputada também fez um apelo aos ouvintes para que se mobilizem em apoio ao projeto. “Peço que você, ouvinte, converse com seu deputado para que juntos possamos realizar uma mobilização e transformar esse projeto em realidade. Muito obrigada e um grande abraço a todos vocês”, concluiu.
Texto: Da redação
Foto: Orlando Kissner/Alep