Depressão afeta 12 milhões de brasileiros

Depressão afeta 12 milhões de brasileiros

Publicado em: 21 jan, 2020 às 13:59

Mais tristeza, perda de motivação e falta de vontade de fazer atividades normais do dia podem ser sinal de depressão. No Brasil, a depressão afeta cerca de 12 milhões de pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.
O psiquiatra Rodrigo De Almeida Ramos explica a diferença entre depressão e ansiedade. “A depressão traz uma tristeza, uma desânimo, uma perda de prazer, alterações no padrão do sono, no padrão de apetite; em que você pode perder o apetite ou ter um aumento, uma diminuição da libido, diminuição da capacidade de concentração e memória. Já a ansiedade traz outro conjunto de sintomas. Traz uma preocupação excessiva, uma expectativa apreensiva e muitas vezes uma preocupação desproporcional, porque existe uma ansiedade que é natural, por exemplo, se você vai ter uma reunião importante, vai fazer uma prova importante, isso permite que você se prepare”.
Para o profissional, o atual estilo de vida colabora para o crescimento no número de casos desses transtornos. “Temos que pensar que nossa mente está em primeiro lugar. Precisamos estar atentos aos sintomas depressivos e para prevenir doenças como depressão e ansiedade. E como se faz isso? Procurando momentos em que você fica mais sozinho, ou com mais amigos, momento que se afasta de coisas estressantes, que faz o que gosta, que pratica esportes e momentos que está em família”, explica ele.