Dentista explica sobre doença periodontal e gengivite
Em entrevista ao Noticiário P7 o dentista, Giovatan de Souza Bueno, falou sobre a relação entre gengiva inflamada, gengivite com causas de declínios cognitivos e demência.
Ele iniciou explicando o que é gengiva inflamada e como ela pode levar a periodontite, de acordo com o dentista além de higienizar os dentes, deve ser feita também a higienização da gengiva. “Existe um espaço entre o dente e a gengiva, que deve também ser higienizado, pois ali ocorre a inflamação inicial, que é a gengivite, que é uma doença inflamatória que sangra, e se não for devidamente tratada, as bactérias que estão restritas ali naquela gengiva, elas vão se afundar e vão fazer um bolsão e formar a doença, ao não realizar a higienização correta, ela pode evoluir de uma situação de gengivite para uma periodontite, que é uma doença que fica mais a próxima da raiz, podendo fazer perder o osso e os dentes também”, comentou o profissional.
Os principais sintomas da gengivite são sangramento e vermelhidão, segundo o dentista. “O tártaro extra gengival normalmente é amarelado, esbranquiçado,o tártaro sub gengival que fica abaixo da gengiva que é o tártaro perigoso que é o que destrói o dente, destrói o osso que é um suporte dentário, perdendo osso, perde-se o dente, então, parte de um caso clínico inicial de gengivite e quando se agrava pode tornar-se uma periodontite”, disse o dentista.
Algumas formas de prevenção apontadas pelo profissional é procurar um dentista para receber uma avaliação da gengiva e orientações sobre a escolha correta da escova de dente e como fazer uma boa higienização dos dentes e da gengiva(…).
Segundo o dentista, a periodontite pode chegar ao cérebro, atacar o coração, agravar doenças cardiovasculares, agravar casos de diabetes tipo 2, e também pode influenciar no surgimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer. “Venho aqui falar para as pessoas tomarem muito cuidado e para que procurem profissionais para ter orientações de como higienizar corretamente os dentes e a gengiva, porque essa bactéria, ela vai percorrer todo o organismo através da corrente sanguínea, vai se desenvolver e também agravar outras doenças, realmente é uma coisa muito preocupante o que a gente sugere, é que pessoas até 35 anos de idade façam pelo menos uma vez ao ano essa limpeza no dentes, e pacientes com mais de 65 anos, pelo menos vão ao dentista 2 vezes ao ano para verificar esse tipo de doença periodontal e gengivite”, explicou Giovatan.
Texto: Da redação
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais