Delegado Rodrigo Siqueira faz balanço do primeiro trimestre à frente da Delegacia de Palmeira

Delegado Rodrigo Siqueira faz balanço do primeiro trimestre à frente da Delegacia de Palmeira

Publicado em: 24 abr, 2023 às 10:22

Em entrevista ao Noticiário P7, o Delegado Rodrigo Siqueira, da 40ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira, fez um balanço dos trabalhos realizados no primeiro trimestre à frente da Delegacia.

Inicialmente Siqueira comentou sobre a satisfação em estar à frente da Delegacia de Polícia de Palmeira, uma vez que a cidade é a sua primeira locação, ele comentou que foi muito bem recepcionado. “Diariamente eu tenho uma recepção calorosa da população, dos órgãos de segurança, então para mim é uma grata satisfação estar aqui na cidade. A gente vem desempenhando um trabalho de investigações policiais, num trabalho bastante intenso e isso requer a abnegação da equipe, comprometimento, e também aproveito aqui para elogiar minha equipe, que é incansável, temos desafios diários na Delegacia de Polícia, não só com as investigações e o trabalho policial por si só, mas também de ordem logística, de ordem pessoal e a equipe é simplesmente incansável”, destacou o Delegado Rodrigo Siqueira.

Quantos aos números, Rodrigo explicou que a equipe da Polícia Civil de Palmeira vem trabalhando de forma bastante intensa, o fechamento de alguns dados se deram do período de 02 de janeiro à 31 de março, portanto neste primeiro trimestre, foram 52 inquéritos policiais instaurados e relatados tanto de inquéritos policiais como atos de prisão, em flagrante foram 48, sendo um número quantitativo bastante significativo, dado ao ritmo das investigações pois demandam tempo, explicou o Delegado.

Rodrigo pontuou também que neste período somou-se 39 medidas protetivas de urgência, medidas que são pleiteadas em sede, por vítimas de situação de violência doméstica. “O total tem a chamada cifra negra, que são aqueles casos subnotificados, que são aqueles que não vem ao conhecimento do poder público, mas é um número bastante expressivo, todas as vítimas que chegam aqui são acolhidas e é dado encaminhamento legal cabível para cada caso”, comentou o Delegado Rodrigo Siqueira.

Também foram lavrados 182 boletins de ocorrência. “Obviamente, não se resume a isso o dia a dia policial, as pessoas vão à Delegacia para prestar declarações, interrogatórios, pegam orientações, requerem documentos e assim por diante. Então, o nosso dia a dia é bastante intenso. Também tivemos aqui 20 termos circunstanciados de inquérito policial, além de boletins de ocorrência circunstanciado, que são aqueles que envolvem menores infratores”, explicou.

Falando das operações policiais, que são aquelas que têm maior visibilidade na cidade com abrangência da circunscrição de polícia judiciária de Palmeira abrangendo a cidade de Porto Amazonas e interior, nesse primeiro trimestre foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão com o resultado de 6 presos em flagrante pela polícia civil, 2 presos foram por mandado de prisão expedido pelo poder judiciário, e ao passo que flagrantes conduzidos pelas forças policiais seja PM, Polícia Rodoviária Federal ou até mesmo a Polícia Rodoviária Estadual, corresponderam  a 23 flagranteados. “Tivemos também representações da autoridade policial junto ao poder judiciário, número de 20. Bastante impactante também foi o valor de fiança arbitrado pelos delegados plantonistas, e me incluo porque também faço plantão na região, a Delegacia de Palmeira recolheu a título de fiança o valor expressivo valor de R$ 51 mil, que são aqueles crimes que admitem fiança, então o indivíduo que foi preso, ele recolhe a fiança e com isso responde em liberdade, lembrando que não são todos os crimes que admitem fiança”, comentou o Delegado Rodrigo Siqueira.

Rodrigo destacou que foram apreendidas muitas drogas frutos dessas operações, uma delas, inclusive, com ajuda da Polícia Militar e helicóptero que chamou a atenção da população. “Talvez foi a nossa mais expressiva operação e contou com apoio de cerca de 40 policiais, dentre eles polícias civil e policiais militares, núcleo de operações com cães da polícia civil, o canil da PM, agência local de inteligência das duas forças foi bastante intensa”, disse.

O Delegado pontuou que a grande maioria do que está sendo atacado de forma estratégica é o combate ao narcotráfico em Palmeira, com isso, foram as principais operações. “Fizemos também operações contra a violência doméstica, participamos da operação Átria, que também é do Ministério da justiça, em razão de prisões civis ou crimes relacionados com a violência doméstica, e também foram realizadas operações contra maus-tratos à animais (…)”, destacou.

Em relação aos principais desafios no trabalho, o Delegado destacou que ainda há muita deficiência estrutural, mas a expectativa é que seja corrigida em um futuro bastante próximo. “Reitero também a falta de informações, pois muitas vezes, sob medo de represálias os cidadãos acabam não comunicando à polícia os crimes que presenciam, então essa é a nossa maior dificuldade hoje em dia”, explicou o Delegado Rodrigo Siqueira.

Rodrigo relembrou que a pouco tempo foi implantado o Disque Denúncia, por intermédio do WhatsApp, onde é garantido o anonimato do denunciante, através do número, (42) 9 9136-0252.

Por este WhatsApp a população pode encaminhar suas denúncias, suas informações para serem apreciadas pela equipe de investigação como verificação preliminar de informações e a partir de então, podem ser deflagradas investigações. “Estamos sempre atentos às demandas da população, e mais uma vez eu garanto sigilo dessa identificação, vai permanecer sob anonimato”, destacou.

Como conquistas, Siqueira destaca o retorno da população em relação aos trabalhos realizados pela equipe. “Destaco aqui o grato retorno que temos seja à equipe, ou seja, pessoalmente a mim, dessa aceitação, desse trabalho investigativo intenso que vem sendo feito, e a população satisfeita, inclusive com uma maior sensação de segurança pública, essa é a nossa maior conquista, obviamente não se esgota por aqui, queremos que cada vez mais Palmeira esteja segura, estamos trabalhando fortemente para isso”, disse Rodrigo Siqueira.

Durante a conversa, foi abordado também a importância do trabalho preventivo que a equipe vem desenvolvendo. Em outras oportunidades, o Delegado já esteve repassando aos ouvintes da Ipiranga FM alguns dicas e orientações.”Uma máxima nossa é trabalhar com a prevenção e a prevenção vem pelo meio da informação, nesse sentido, estamos sempre abertos a dar orientações, seja na delegacia e seja pelo meio da imprensa, muito interessante a população acatar essas orientações de modo a não caírem em golpes ou ser vítimas de alguns crimes, exemplos que tocamos aqui em outra oportunidade foram sobre estelionato, que a partir da entrevista que tivemos aqui, diminuíram muitos os casos na delegacia de polícia”, comentou.

Outro ponto tratado durante a entrevista foi a questão estrutural da Delegacia, uma vez que o prédio é bastante antigo (1950), a pretensão e a expectativa é que se receba uma delegacia nova, a Delegacia Cidadã. “Ela já está em trâmite de aprovação, ainda não tem nada oficialmente concreto, mas estamos lutando muito para que possamos receber na nossa cidade uma delegacia modelo, uma Delegacia Cidadã, para tanto há diversas ações dos órgãos públicos nesse sentido, eu espero que num futuro bastante próximo possamos estar recebendo uma delegacia nova e, com isso, poder ter um melhor atendimento à população”, disse o Delegado.

Siqueira reiterou a parceria entre a polícia civil e polícia militar. “Segurança pública não se faz sozinho, eu não consigo enquanto polícia civil, fazer todos os trabalhos de segurança pública e nem tenho essa pretensão, agradeço e presto elogio ao trabalho que vem sendo desenvolvido juntamente com a polícia militar, com todos seus integrantes e em especial ao Tenente Dambros, estamos fazendo uma parceria com ações em conjunto, que está sendo bastante interessante esse trabalho investigativo e pós investigativo, na deflagração das operações, então, é um ponto a ser elogiado aqui na cidade de Palmeira, essa parceria que estamos tendo, esse trabalho conjunto, até friso que não é apoio da polícia civil para militar, ou apoio da militar para polícia civil, são ações integradas, sempre em combate à criminalidade”, finalizou.

A Delegacia de Palmeira fica localizada na Rua Coronel Pedro Ferreira, 252, os telefones para contato são: 42 3252-1202 e o 42 9 9136-0252, a Delegacia possui também um perfil no Instagram onde são compartilhadas informações e dicas @40drp_palmeira.

Texto: Andrea Borges

Foto: Arquivo Ipiranga FM