Delegado de Polícia incentiva a comunidade a denunciar casos de tráficos de drogas

Delegado de Polícia incentiva a comunidade a denunciar casos de tráficos de drogas

Publicado em: 26 jun, 2023 às 13:57

Em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas.

O Delegado de Polícia de Palmeira, Dr. Rodrigo Siqueira, explicou que sob o aspecto jurídico, o tráfico de drogas, se enquadra no artigo 33 da lei de drogas lei 11343, de 2006, e ele tem uma pena de 5 a 15 anos de reclusão. “Uma pena grave, bastante contundente, sendo também um crime inafiançável”, destacou Siqueira.

Ainda do aspecto jurídico, há o artigo 28, que criminaliza aquele que possui drogas para seu consumo pessoal. “É bastante batido esse tema, tem-se a falsa impressão que o uso de drogas não é mais crime, o que não é verdade, ele é sim crime, ele não foi descriminalizado. Conduta de posse para consumo pessoal, ela por questões de política criminal, foi despenalizada, de toda forma, o indivíduo que é flagrado com drogas para consumo pessoal, ele é conduzido a delegacia de polícia, é feito todo o procedimento de polícia judiciária e encaminhado ao poder judiciário. Fica nos registros daquele que está com posse de drogas, ainda que para consumo pessoal, por questões de política criminal, ele não é penalizado, no entanto, mas continua sendo crime”, relembrou Rodrigo.

O tráfico de drogas e o uso,  são delitos que se retroalimentam, ou seja, eles têm diversos reflexos no dia a dia da população. Um exemplo é quando o indivíduo acaba furtando algum estabelecimento ou alguma residência, de modo a ter dinheiro ou produto para trocar ou comprar drogas. São diversos os crimes que são perpetrados em razão da comercialização de drogas nessa temática, disse o Delegado.

O Delegado destacou também sobre a importância da comunidade realizar denúncias anônimas pelo 181 ou pelo WhatsApp da Delegacia de Palmeira, 42 99136-0252. “As denúncias anônimas auxiliam muito o nosso trabalho investigativo, mesmo que auxiliam também na elucidação de crimes, eu solicito a colaboração da população para que façam denúncias. Relembro que elas são feitas de forma anônima, garantimos aqui o anonimato do denunciante, elas podem ser feitas pelo número 181 da polícia civil, ou então pelo nosso WhatsApp, que é o número 42 99136-0252. A Delegacia de Polícia de Palmeira segue atenta aos casos de tráfico de drogas. Nós estamos com muitas investigações em curso e desde já agradeço a colaboração das denúncias anônimas recebidas”, disse Rodrigo Siqueira.

Texto: Da redação

Foto: Canva