Delegado de Polícia de Palmeira pede ajuda da comunidade para banir pichações e identificar autores

Delegado de Polícia de Palmeira pede ajuda da comunidade para banir pichações e identificar autores

Publicado em: 5 jul, 2023 às 8:36

Em entrevista a Ipiranga FM o Delegado de Polícia Civil, Dr. Rodrigo Siqueira da 40ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira/PR, abordou sobre uma problemática que está presente em diversos municípios, inclusive em Palmeira: a pichação.

Além de causar prejuízos aos proprietários dos imóveis e prédios públicos, o ato praticado deixa o espaço com uma poluição visual desagradável.

O Dr. Rodrigo Siqueira, explicou que o grafite é uma expressão artística autorizada por quem está cedendo aquele espaço para a arte, para que possa ser impressa a forma de arte por intermédio do grafite. Enquanto a pichação é considerada um ato de vandalismo, não tem valor estético algum e prejudica sobremaneira a paisagem urbana.

A pichação, ela é realizada em locais proibidos, locais não autorizados e, na maioria das vezes, durante a noite, o que torna ainda maior a problemática e dificulta a identificação dos delinquentes, disse Rodrigo. “É importante também lembrar que o ato de pichar constitui um crime, no Brasil a Legislação que rege a Lei dos Crimes Ambientais está no artigo 65, e tem inclusive um agravante no parágrafo primeiro deste artigo, que é quando a pichação é feita em prédios públicos, monumentos, estátuas e assim por diante. Vale lembrar também que o pichador, além da responsabilização criminal, ele pode ser responsabilizado na esfera cível, ou seja, aquela obrigação de reparar o dano”, comentou Siqueira.

Sabendo que o ato de pichar, a pichação constitui crime, podendo ser responsabilizado também na esfera cível, ou seja, com a obrigação de reparar o dano, o Delegado reforça a importância da colaboração da população de Palmeira com denúncias. “Pedimos que nos auxiliem na identificação e responsabilização desses criminosos. Estamos abertos aqui com o Disque Denúncia, podem então enviar fotos, vídeos, imagens de câmera de monitoramento, câmeras de segura, que a equipe vai analisar essas imagens e já vai nos auxiliar e muito na identificação e posterior responsabilização dos criminosos. O nosso WhatsApp é o 42 99136-0252, nós garantimos o anonimato de quem repassa a informação”, disse Rodrigo Siqueira.

Texto: Da redação

Foto: 40ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira/PR