Defeso do Pinhão: colheita e comercialização estão proibidas até 1º de abril no Paraná

O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde reforça que a colheita, transporte, comercialização e armazenamento do pinhão estão proibidos em todo o Estado do Paraná até o dia 1º de abril. A restrição, estabelecida pela Portaria IAP nº 46/2015, tem como objetivo garantir a conservação da espécie no Bioma Mata Atlântica e evitar práticas predatórias antes da maturação adequada da semente.
A partir de 1º de abril, a colheita será permitida apenas para pinhas em estágio completo de maturação, apresentando coloração verde-amarelada ou marrom. No entanto, permanece proibida a extração de pinhas ainda imaturas, com coloração verde e pinhões esbranquiçados, devido ao alto teor de umidade.
Quem for flagrado descumprindo a normativa poderá ser autuado administrativamente e terá o produto apreendido. A preservação do pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção, é essencial para a manutenção do ecossistema e para a sustentabilidade da colheita nos próximos anos.
A Polícia Ambiental orienta que denúncias sobre infrações podem ser feitas pelo telefone 181.
Com informações da Polícia Ambiental
Foto: Mauro Scharnik/IAT
Notícias Relacionadas
Abertura de Concurso Público para Soldado Bombeiro Militar no Estado do Paraná
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná (CBMPR) anunciou a abertura do concurso público para o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva no cargo de Soldado Bombeiro Militar. O concurso, regido pelo edital nº Leia Mais