Correias realizará a 22º Festa do Cabrito no Espeto no domingo (06)

Correias realizará a 22º Festa do Cabrito no Espeto no domingo (06)

Publicado em: 31 jul, 2023 às 10:35

No próximo domingo, dia 6 de agosto, a comunidade de Correias celebrará a tradicional Festa do Cabrito no Espeto,  em louvor aos padroeiros Bom Jesus e São Sebastião. 

A programação começa com alvorada festiva às 7 horas, Santa Missa às 10 horas e segue com almoço que contará com carneiro, cabrito, alcatra, filé, arroz, maionese e saladas. Haverá tarde dançante com animação do Grupo Nova Querência , grande bingo e leilão.

História da comunidade

Em entrevista à Ipiranga FM, John Lennon Gremski, membro e ministro da comunidade, compartilhou um pouco da história e da devoção que envolvem a festa e os padroeiros. Segundo ele, a comunidade de Correias possui uma história com mais de 122 anos, tendo sido formada por um agrupamento de famílias em torno de 1900. Inicialmente, a comunidade recebeu o nome de “São Sebastião Durval”, em homenagem ao santo venerado por um dos primeiros moradores, o senhor João Correia. 

Com o passar do tempo e o desenvolvimento da comunidade, a localidade ficou conhecida por “Correias”, devido ao Armazém dos secos e molhados, que pertencia ao senhor João Correia. Os padroeiros escolhidos para a comunidade foram São Sebastião e Bom Jesus, sendo que a devoção ao primeiro surgiu da fé do comerciante João Correia. 

A festa era originalmente celebrada em duas ocasiões, em janeiro e agosto. No entanto, devido às férias dos padres em janeiro e às atividades agrícolas da safra fumajeira, a comunidade optou por celebrar apenas a festa em louvor a Bom Jesus em agosto, mantendo a tradição e a devoção ao padroeiro São Sebastião. 

Atualmente, Correias conta com cerca de 52 famílias e está situada a 33,9 km, com acesso pela BR 277 sentido Palmeira Irati. A tradição do cabrito no espeto surgiu de uma necessidade, quando em uma das festas, não foi possível obter carneiro na região para o cardápio do almoço, optando-se, então, pelos cabritos, o que se tornou uma tradição ao longo dos anos. 

Texto: Andrea Borges com informações de Vera Lúcia Mayer 

Foto enviada pela comunidade