Coordenadora do Programa Parlamento Jovem comenta sobre a importância do projeto

Coordenadora do Programa Parlamento Jovem comenta sobre a importância do projeto

Publicado em: 15 fev, 2023 às 9:28

Em entrevista ao Noticiário P7, Vanessa Albano, Assessora Parlamentar e responsável pela coordenação do Programa Parlamento Jovem em Palmeira e a diretora Adriane Aparecida Mehl Czelusniak  do Colégio Realeza comentaram sobre a retomada do programa e o calendário deste ano.

Vanessa explicou que o maior objetivo do Programa Parlamento Jovem é a politização. “Nós não ensinamos política partidária, nós ensinamos como funciona o sistema democrático de representação, o parlamento jovem, forma um cidadão mais consciente dos seus direitos e seus deveres na nossa sociedade e ainda vai despertar lideranças para representar a sua comunidade e a sua igreja, seu grêmio estudantil”, comentou a Assessora Parlamentar.

Os estudantes interessados de instituições públicas e privadas de ensino devem registrar suas candidaturas nas escolas participantes até o dia 03 de março. No dia 09 de março, nas escolas, estará acontecendo eleições para escolha dos nove parlamentares jovens e os respectivos suplentes da edição 2023.

Na segunda fase do programa os alunos eleitos pelas instituições, apresentam um discurso do por que eles desejam ser um parlamentar jovem, e são avaliados por uma banca onde atribuem notas no quesito argumento e desenvoltura, as 9 melhores médias ficam como parlamentares jovens e o restante ficam como suplentes, essa fase acontecerá em 14 de março na Câmara Municipal. “Nós realizamos essa segunda fase para equiparar o número de parlamentares jovens ao número de vereadores da casa. Cada colégio terá o seu representante nesta primeira fase, são 15 escolas participantes e cada uma vai eleger um representante”, disse Vanessa Albano.

A posse dos eleitos irá acontecer em Sessão Solene no dia 16 de março. O programa tem vigência de 10 meses. A diretora Adriana Mehl, fez uma avaliação da experiência do parlamento jovem com os alunos Colégio Realeza. “A política faz parte do cidadão, todos os alunos que já participaram do projeto vieram agradecer e falar de uma maneira geral como eles cresceram, como cidadão, como pessoa, como abriu a mente e a visão deles. Acredito que todos se desenvolveram muito bem”, disse Adriana.

Este ano, o Programa Parlamento Jovem irá completar 10 anos de existência com 8 edições já realizadas. Ao todo já passaram pelo programa 72 alunos, entre eles 22 meninos e 50 meninas. “Estamos formando jovens para ocuparem lugares de liderança. Por isso eu peço apoio dos pais que incentivem seus filhos e filhas a participarem do programa. É uma oportunidade de aprendizagem fora dos muros da escola. Nós devemos ensinar a cidadania para os nossos. Não perca essa chance, participe, é uma oportunidade única, com experiências diferentes que todos vocês vão levar para a vida inteira. As inscrições reforço novamente se encerram no dia 3 de março e ela pode feita junto aos diretores da sua escola”, destacou Vanessa Albano.

 

Texto: Andrea Borges

Foto: Vanessa Albano / 2022