Coordenadora do Hemepar de Ponta Grossa destaca importância da doação de sangue

Coordenadora do Hemepar de Ponta Grossa destaca importância da doação de sangue

Publicado em: 14 jun, 2022 às 9:52

Nesta terça feira (14), comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Esta data foi criada com o objetivo de aumentar a conscientização mundial sobre o tema. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que os países devem ter entre 3% a 5% de doadores em relação ao número total da população. Contudo, de acordo com dados de um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, no Brasil esse percentual é de apenas 1,4%.
Ao destacar este dia, a coordenadora do Hemepar de Ponta Grossa, Fabíola Viol, parabeniza todos os doadores e convida aqueles que nunca doaram a ajudar o próximo.”Hoje dia 14 de junho, é o dia mundial do doador de sangue e nós aqui do meu núcleo de Ponta Grossa, estamos preparando o ambiente especial para receber você doador de sangue, com todo o carinho que você merece. Quero destacar que nossos estoques estão em baixos níveis e que o grupo sanguíneo O negativo está em uma situação critica, por isso venho fazer este apelo a você doador e a você também, que nunca fez essa experiência que venha comemorar conosco esta data e ajudar o banco de sangue a sair desta triste realidade. O Hemepar de Ponta Grossa está esperando você com todo carinho que você merece”, convidou Fabíola.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. Os doadores maiores de 59 anos devem, preferencialmente, permanecer em casa durante a pandemia. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado. As doações seguem em sistema de agendamento nas unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Nas demais unidades, o atendimento é por ordem de chegada.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para quem teve Covid-19 poder doar sangue. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.

Da redação com informações da Agência Estadual de Notícias e Ministério da Saúde
Foto: Venilton Küchler/Arquivo AEN