Contadora explica como doar parte do imposto a Projetos que beneficiam crianças e idosos

Contadora explica como doar parte do imposto a Projetos que beneficiam crianças e idosos

Publicado em: 17 mar, 2022 às 12:07

O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda finaliza em uma sexta-feira, dia 29 de abril. Muitas pessoas, tem imposto devido, e podem doar parte deste valor.

A contadora Dell’Agnolo Busarello, esclarece algumas peculiaridades sobre a possibilidade de destinar parte do imposto devido a projetos cadastrados nos Conselhos Municipais da Criança e dos idosos.  “Hoje em dia, nós temos 2 formas de declarar imposto de renda, uma forma completa e uma forma simplificada, a forma completa permite que eu vá deduzindo as despesas que eu tenho comprovação. A simplificada me permite simplesmente não comprovar nenhuma despesa que eu tive durante o ano, e o governo me permite fazer um desconto que limita a 16 mil reais e pouquinho. Mas enfim, quem declara pelo modelo simplificado que hoje em dia é uma grande maioria, não pode fazer a doação, então ela não é permitida nem quando eu faço a doação durante o ano e nem quando eu faço a doação diretamente na declaração. Quem faz pelo modelo simplificado então só vai poder doar, quer dizer doar, você pode de qualquer forma, agora deduzir do valor a pagar de imposto eu só vou poder fazer se eu fizer pela declaração completa, o que às vezes não é vantajoso para o contribuído”, explicou a contadora. 

Quando você possui um imposto a pagar, esse imposto de qualquer maneira terá de ser arcado com essa despesa, a diferença de uma para outra, será de que você pode indicar aonde você quer que parte desse dinheiro seja aplicado. “É permitido fazer essa doação e você pode deduzir se você fizer pelo modelo completo. A doação é limitada a 6% do valor do imposto quando eu dou durante o ano, tipo, eu vou lá  no conselho da criança ou no conselho do idoso e faço a doação, pego um recibo quando eu for fazer a declaração e eu informo que eu fiz a doação. Quando eu faço desta forma, eu posso abater 6%, quando eu não fiz a doação durante o ano eu posso fazer essa doação diretamente na declaração, porém, aí o limite é 3%, eles diminuem pela metade o que eu posso doar e deduzir”, disse Michella. 

Ou seja existe uma diferença de 50% no valor que essas instituições vão receber. “Se eu  ir até o conselho, é 6%, se eu fiz pelo modelo completo posso doar 3%, só que detalhe vai para o conselho você pode doar pelo conselho da criança e do adolescente, e pode doar para o conselho do idoso também”, comentou. 

A partir do momento que você faz a declaração o contador finalizará essa declaração. “Quando você faz a sua declaração e tem imposto a pagar você pode parcelar esse imposto, já a doação não, ela deve ser paga integral até 29 de abril que é o último dia de entrega da declaração e do pagamento da. Muito importante lembrar que ela não é parcelada, é um Darf que a gente emite, só que ele vai precisar se paga até o 29. Se você não fizer o pagamento no dia 29, não poderá mais doar, aí ela se transforma em imposto a pagar e vai gerar juros”, disse.

Projetos inscritos no Banco de Projetos para captação de recursos

Em nosso município, temos três projetos inscritos no Banco de Projetos para Captação de recursos advindos da dedução de imposto de renda, vinculados a área da criança e adolescente:

Projeto Orquestra Tom Jobim – AMAS
O Projeto Orquestra Tom Jobim, pertence a Assolação Menonita de Assistência Social- AMAS. O Coordenador da escola explicou que o projeto de formação de uma orquestra é um sonho antigo e eles desejam que seja uma linda realidade para inúmeras crianças e adolescentes que já estão aprendendo ou ainda aprenderão a tocar instrumentos musicais como: saxofone, trompete, violino, violoncelo e outros tantos. “O pontapé inicial foi dado no mês de fevereiro do ano de 2020, com 12 alunos, atualmente são 34 alunos e queremos neste ano de 2022 atender um total de 60 alunos. A intenção é formar uma grande orquestra filarmônica com até 150 integrantes, nós queremos que esse projeto seja uma grande oportunidade para meninos e meninas se envolverem com uma iniciativa que vale a pena, uma iniciativa que tem como intenção valorizar os dons e talentos. O valor a ser captado para a continuidade desse projeto é 15.200 reais, que será utilizado para aquisição de mais instrumentos musicais e equipamentos que garantiram as atividades pelo período de 1 ano, bem como o pagamento dos professores”, explicou Aroldo.

Projeto, Brincar é um direito – AMB
O Projeto, Brincar é um direito Kindertreffen da Associação Menonita Beneficente (AMB) busca fundos para um parquinho. O Administrador Christian Pauls contou sobre a aplicação dos brinquedos. “O nosso objetivo é a construção de um parquinho infantil na nossa unidade Renascer AMB, localizado na Vila rosa. Através desse parquinho, pretendemos oferecer para as crianças atendidas, além de todo o trabalho realizado, momentos de descontração, o valor do investimento é de 25 mil reais, onde buscamos o seu apoio através da doação do imposto de renda. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo telefone 3252-4350 ou na própria Secretaria de assistência social, mencionando AMB como destino de sua adoção, contamos com você”, disse Christian

Projeto Iluminar – Casarão das Artes
O Projeto Iluminar, do Instituto Casarão das Artes, busca recursos para manter as aulas de teatro a crianças das escolas públicas. Elba Antunes, Gerente Administrativa comentou que o Casarão foi criado em 2012, e iniciou suas atividades ao público em 2018. “Oferecemos cursos de teatro totalmente gratuitos para crianças e adolescentes que estudam, preferencialmente em escolas públicas. Temos por objetivo de levar arte, cultura a toda a população palmeirense. As oficinas de teatro são realizadas semanalmente e ao final de cada ano, apresentamos uma peça teatral, na qual os alunos demonstram aprendizado do decorrer do ano, através do festival de teatro, nosso projeto tem por objetivo arrecadar fundos através do imposto de renda de pessoa física para mantermos nossas oficinas de teatro, proporcionando aos alunos e aos cidadãos palmeirenses espetáculos de excelente qualidade”, explicou Elba. 

 

Texto: Andrea Borges e Bruna Camargo

Foto: Pixabay