Conheça os procedimentos para realizar transferência de veículo
Quando compramos um veículo, é comum nos depararmos com ações que devem ser executadas: transferência, emplacamento, verificação de dívidas ou multas, entre outros detalhes que precisamos nos atentar para não termos problemas futuros. Pensando nisso, elencamos as principais providências na hora da compra ou venda de um automóvel.
O órgão responsável pela documentação dos automóveis em Palmeira é o Posto de Atendimento do Detran, o qual realiza apenas processos referentes a veículos. Ele fica localizado na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Luiza Trombini Malucelli nº 134.
Os serviços realizados no posto são: transferência de município e propriedade, primeiro emplacamento, 2ª via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), alteração de dados e baixa de veículos.
O procedimento para realizar qualquer um desses atendimentos é através de agendamento apenas através do WhatsApp (42) 920005312.
O atendimento no Posto de Palmeira é das 8h às 14 horas. São atendidos em torno de 20 agendamentos por dia, além dos atendimentos realizados sem atendimento como: Comunicação de venda, impressão do CRLV-e e do CRV-e e atualização de endereço.
Transferência de veículo
No caso de transferência de veículo, no dia agendado, a pessoa deve levar o veículo para vistoria, o CRV devidamente preenchido e assinado pelo comprador e vendedor ou a nota fiscal em caso de veículos zeros e os seguintes documentos: Quando pessoa física; RG e CPF ou CNH e comprovante de residência com menos de 90 dias. Quando pessoa Jurídica; CNPJ, Contrato Social e CNH do representante legal da empresa.
Mas atenção, apenas o proprietário ou representante legal poderá fazer o processo no Detran. Todo o processo é feito no dia, mas a emissão do documento leva em torno de 10 dias, pois o processo precisa ser finalizado na Ciretran de Ponta Grossa.
Desde janeiro de 2021 os documentos de veículos no Paraná são somente no formato digital, por isso não é mais emitido o CRLV ou CRV em papel moeda e enviado pelo Correio ou no Detran. O usuário precisa ter o cadastro no site gov.br e acessar seu documento pelo site do Detran ou aplicativo Carteira de Trânsito Digital.
Pelo aplicativo a pessoa consegue ter acesso a CNH e todos os documentos dos veículos que estiverem em seu nome, além de poder compartilhar com outras pessoas e ainda ter desconto no pagamento de multas.
Quando estiver com o documento em seu nome será necessário fazer a placa do seu veículo. Atualmente as placas são todas no formato Mercosul e não são mais fabricadas placas ou tarjetas no modelo antigo.
Quem precisa fazer a placa?
Quem estiver fazendo documento de veículo zero ou quem estiver fazendo transferência de veículo de um município para o outro e a placa não seja Mercosul.
Quem vai transferir o veículo e a placa já é de Palmeira, não precisa converter para o Mercosul, ao menos que a placa esteja em condições inelegíveis, então neste caso precisará converter.
A placa é feita somente em fábricas e não há um prazo para a fabricação das placas, mas o usuário estando com o documento emitido, precisa fazer a placa o quanto antes para evitar uma apreensão do veículo.
Prazo
O prazo para transferência de veículo do Paraná é de 30 dias e de outro estado 60 dias. Caso não transfira neste prazo será penalizado com multa. Os veículos com documento preenchido a partir de 19 de fevereiro de 2020 não serão penalizados com multa devido à pandemia até outra determinação. Para primeiro emplacamento de veículo zero não há prazo, mas o veículo não poderá rodar nas rodovias sem documento e placa, por isso a necessidade de emplacar o quanto antes.
Despachantes
Os usuários que não tem tempo de ir ao Detran, que os horários não batem ou tem urgência para fazer o documento, podem procurar os despachantes, que realizam os processos de uma maneira mais rápida. Em Palmeira, temos três despachantes e os processos que realizam devem ser consultados com os mesmos.
A maioria dos serviços prestados pelos despachantes está ligada à documentação e transferência, embora seja possível iniciar processos de troca de cor do veículo, de carroceria, e até de motor. Porém estes serviços necessitam de vistoria no Denatran ou Ciretran e não podem ser finalizados no município. Os serviços que estão disponibilizados por esetes profissionais são:
– Transferência de veículos
– Licenciamento de veículos
– Comunicação de venda
– Primeiro emplacamento
– Alteração de características do veículo no registro
– Segunda via do CRV
Quanto às placas, estas somente podem ser manuseadas pelas fábricas de placas. Em Palmeira são dois os estabelecimentos que estão permitidos confecção, e aplicação de placas nos veículos. Nenhum outro profissional é autorizado a trocar placas, em caso de incidência, é considerada crime pelo Detran. As placas são monitoradas desde sua confecção até aplicação no veículo pelo QR Code que a acompanha, nela são depositados diversas informações desde sua fabricação, entre elas qual empresa que comprou a placa crua, qual veículo foi aplicada, dados do proprietário entre outros. A placa do modelo Mercosul foi elaborada para evitar que sejam clonadas, visto que os próprios policiais tem um dispositivo que possibilita ler o QR Code e saber previamente todas as informações nelas contidas.
Texto: Rinaldo Agottani
Foto: Agência Estadual de Notícias/Arquivo
Notícias Relacionadas
Posto Avançado do Detran-PR em Palmeira encerra idas a Ponta Grossa
No dia 18 de dezembro, Palmeira ganhará um novo Posto de Atendimento Avançado do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A inauguração vai permitir que os moradores da cidade e região não precisem mais se deslocar até Ponta Grossa Leia Mais
Câmara Municipal homenageia Leo Clube de Palmeira com moção de aplausos
Na última semana, no dia 19 de novembro, a Câmara Municipal de Palmeira homenageou o Leo Clube de Palmeira com Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados na 1ª Feira da Mulher Empreendedora e Encontro de Carros Clássicos e Leia Mais
Copel alerta para cuidados na compra e instalação da decoração natalina
Com a aproximação do fim do ano, casas, condomínios, comércios e ruas ganham enfeites especiais. As luzes são parte essencial da decoração típica desta época do ano e, para garantir a segurança no uso da energia elétrica em ambientes Leia Mais