Cuidados com a saúde auditiva

O cuidado com a saúde é o que garante uma vida melhor e mais saudável. Em entrevista ao noticiário P7, a fonoaudióloga Daniele Zanetti, abordou a importância da atenção com a saúde auditiva. Ela explica que zumbidos, sensação de ouvido abafado ou tampado, dificuldade de entender o que as pessoas estão falando, dor de ouvido, coceira, irritação, pus ou algum líquido saindo dos ouvidos, tontura ou desequilíbrio são sinais que indicam problemas na saúde auditiva.
A profissional também atenta para a poluição sonora. Atualmente o fone de ouvido tem se destacado ao abordar o assunto. Ouvir com volumes excessivos pode prejudicar a saúde e causar até mesmo perda da audição. A fonoaudióloga lembra também a necessidade do uso de protetores auditivos para pessoas que trabalham em indústrias, obras e demais ambientes com muito barulho.
Entre os cuidados com a saúde auditiva, Zanetti cita a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e a consulta a um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para realizar a audiometria, exame que faz o monitoramento da audição. Indica-se que esse exame seja realizado pelo menos uma vez ao ano.
Outro cuidado é em relação ao uso de cotonetes ou até mesmo outros objetos que podem vir a machucar o ouvido. Ela explica que o uso do cotonete deve ser utilizado apenas na área externa. “Normalmente as pessoas usam o cotonete dentro do ouvido e não pode, pois pode acabar empurrando a cera e prejudicando a audição”, ressalta a fonoaudióloga.
Zanetti enfatiza a importância de procurar um profissional em caso de dúvidas ou qualquer sintoma.
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais