Conheça a origem do 7 de abril e dos símbolos de Palmeira
Hoje 7 de abril, o Município de Palmeira comemora 203 anos, sua história advém de uma doação de terras para a construção de uma igreja por volta do ano de 1819. Uma curiosidade é que Palmeira tem a data muito clara, registrada inclusive em documentos.
Em 1819 foi feita a doação das terras pelo Tenente José Manoel de Araújo, que foi o detentor da sesmaria de Palmeira. Ele fez uma pequena doação, para se construir uma pequena capela e iniciar a Paróquia que posteriormente viria a ser a Igreja Matriz. “O sete de abril de 1819, nos faz pensar, refletir que a paróquia é tão antiga, aliás, é mais antiga do que o próprio município de Palmeira. Afinal de contas, a cidade toda vai crescer ao redor da Igreja Matriz. Diferente de outras cidades da região, a própria cidade de Ponta Grossa, a nossa vizinha, que escolheu o ano de 1823 para ser o ano das suas fundações, Palmeira escolhe 4 anos antes, exatamente por ter uma data muito clara, registrada, inclusive existem documentos que provam que a doação aconteceu em 1819, em 07/04/1819″, explicou o Historiador Paulo Taufer.
Bandeira, Brasão e Hino
Paulo explica também que os símbolos de Palmeira: o brasão, bandeira, hino, foram criados entre 1954 e 1955, na gestão do Prefeito Alfredo Klass. “Era realmente uma busca por uma oficialização dos símbolos de Palmeira, fica aí a curiosidade, de que a bandeira, a primeira bandeira de Palmeira, foi criada em Paranaguá, então como um gesto inclusive de amizade entre as duas cidades, inclusive de relação entre os institutos históricos e geográficos dos municípios”, comentou Paulo Taufer.
O Historiador comenta que tanto o Brasão quanto a bandeira trazem características importantes da história de Palmeira, a ligação de Palmeira com o Barão do Tibagi, uma figura extremamente importante no século 19. “A lanterna, é uma referência ao Barão na nossa bandeira, assim como as coroas são uma ligação com a família do Barão, enfim com a família Araújo. Além disso o verde da nossa bandeira que representa os campos, também vamos ver os campos sendo representados no brasão através de um homem, de um trabalhador, trabalhando na terra, então vemos uma lógica muito clara ligando o passado da cidade com esses dois símbolos”, disse.
Sobre o hino, ele disse que a letra, foi escrita pelo Dr Stockler França, na época chamado o príncipe dos poetas paranaenses, que é natural de Palmeira. “Essa letra é originalmente um poema, então não foi escrito apenas para ser um hino, era um poema em homenagem a cidade e que daí em 55 foi musicado por José Schön, que acaba criando toda a melodia em cima do poema”, finalizou.
Texto: Andrea Borges
Foto: Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Campanha de Natal da Acip sorteará R$ 22 mil em vales-compras
A Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip) lançou oficialmente sua tradicional Campanha de Natal, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar os consumidores. Com início no dia 18 de novembro, a promoção contará Leia Mais
Chuva antecipa previsão e fim de semana registra bons volumes em Palmeira
Pela manhã os ouvintes da Ipiranga FM enviaram as precipitações acumuladas no fim de semana, e houve muita variação nos valores dos acumulados. Embora as previsões na sexta-feira (1°) não marcassem muita chuva, ela veio bem irregular no município. Leia Mais