Confira dicas para uma rotina alimentar mais saudável
Depois de alguns exageros nas festas de fim de ano, agora chega a hora de reorganizar a rotina alimentar e os cuidados com a saúde.
Em entrevista ao “Bom dia Palmeira” da Ipiranga FM, a farmacêutica, Marcia Cristina Rausch Scolimoski lembrou que com a sobrecarga de comidas gordurosas, carnes, sobremesa, muito açúcar e mais ainda muita bebida alcoólica o estômago e o fígado acabam sentindo esses exageros. “Eles precisam trabalhar até mais do que o dobro conforme o excesso que consumimos. E quem exagera na bebida alcoólica, em um dia o fígado precisa de três dias de descanso. Ou seja, ele precisa de três dias pelo menos sem excesso de gordura, excesso de açúcar e sem nada de bebida alcoólica. É o tempo para ele processar aquele álcool que foi ingerido em grande quantidade e poder seguir com suas funções que são muitas”, disse ela.
A profissional também alerta que além do excesso de bebida, o excesso de alimentos com muito açúcar e gordura podem levar a esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado. “Então é importante que as pessoas que tenham essa doença não façam com muitos dizem ‘comer tudo como se o mundo fosse acabar’, porque as consequências chegam a médio e longo prazo”, comentou Marcia.
As dicas da farmacêutica para as pessoas que exageraram na alimentação nas festas de fim de ano são: medicamentos hepatoprotetores, que estimulam o trabalho do fígado e da vesícula, beber muita água, consumo de chás naturais como boldo, camomila, erva doce, hortelã e seguir uma alimentação leve. ” Quando falamos em alimentação leve, o ideal é uma sopa sem gordura, saladas de vegetais, de legumes purê de batata, arroz, caldinho de feijão por exemplo, suco de frutas naturais ou no caso de enjoo e vomito, um chá bem simples com bolacha de água e sal são as melhores opções”, listou Marcia.
Ela também recomenta evitar nesse primeiro momento de adesão a uma rotina alimentar mais saudável, evitar temperos prontos, carnes gordas e frituras. “Se for possível repousar também é uma boa opção pra recuperação mais rápida. O fígado tem uma capacidade incrível de ser regenerar, desde que tenha os períodos em que não cometamos abusos. Uma pessoa que consuma bebida alcoólica diariamente, por exemplo, esse tempo não existe para o fígado e com isso, pode se instalar a esteatose, depois a cirrose hepática que pode trazer consequências graves, levando até óbito”, explicou.
Diarreias causadas por intoxicação alimentares também foram abordadas pela farmacêutica. Ela relatou que isso acontece quando as há o consumo de alimentos perecíveis que não foram mantidos em geladeira, frutas mal lavadas e alimentos ricos em gordura, como carne de porco e churrasco de cortes mais gordos. “Nesse caso, beber bastante água e soro reidratante são as primeiras medidas, além de consultar o médico para que passe mais rápido esse desconforto no abdômen e o intestino se recupere eliminando as toxinas e o que causou a diarreia”, orientou a profissional, reforçando também a importância do consumo de água, mesmo quando há ingestão de bebidas alcoólicas, visando assim diminuir os efeitos da ressaca.
Texto: Bruna Camargo e Elder Scolimoski
Foto: Unsplash
Notícias Relacionadas
Campanha de Natal da Acip sorteará R$ 22 mil em vales-compras
A Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip) lançou oficialmente sua tradicional Campanha de Natal, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar os consumidores. Com início no dia 18 de novembro, a promoção contará Leia Mais
Chuva antecipa previsão e fim de semana registra bons volumes em Palmeira
Pela manhã os ouvintes da Ipiranga FM enviaram as precipitações acumuladas no fim de semana, e houve muita variação nos valores dos acumulados. Embora as previsões na sexta-feira (1°) não marcassem muita chuva, ela veio bem irregular no município. Leia Mais