Confira como serão as Celebrações de Páscoa na igreja Matriz de Palmeira

Confira como serão as Celebrações de Páscoa na igreja Matriz de Palmeira

Publicado em: 12 abr, 2022 às 11:08

Após celebrar no último domingo (10) a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, os católicos se preparam para vivenciar o Tríduo Pascal. Celebração única, que é dividida em três partes, celebradas na Quinta Feira Santa, com o Lava Pés, a instituição da Eucaristia, na Sexta Feira Santa, com a adoração ao Santíssimo Sacramento e a Paixão do Senhor, e no Sábado Santo com a Celebração da Vigília Pascal.
A Equipe de Liturgia da Paróquia preparou cada detalhe desta celebração, que será realizada em Palmeira e Porto Amazonas.
Na Igreja Matriz, Vanessa Mezzomo Hass Coordenadora Paroquial da Liturgia, explicou como será a celebração de Quinta-feira Santa e destaca os horários para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. “A celebração inicia às 19h30, na Igreja Matriz e após a celebração teremos o início da adoração ao Santíssimo”, disse.

Confira a escala de adoração ao Santíssimo

  • Quinta-feira 21h às 22h – Grupos de jovens.
  • 22h às 23h – RCC renovação carismática católica e comunidade Santa Cruz.
  • Sexta-feira Santa  7h às 8h – Legião de Maria, pastoral da pessoa idosa, religiosas e religiosos.
  • 8h às 9h – Ministros, pastoral familiar e ECC.
  • 9h às 10h- Catequese, coroinhas e acólitos.
  • 10h às 11h – Pastoral do dízimo capelinhas e ASIC.
  • 11h ao meio dia – Pastoral do batismo, cantos, liturgia e cursilhistas.

Na Sexta-feira Santa, a comunidade se reúne em dois momentos: para Celebração da Paixão do Senhor e na Procissão com o Cristo Morto. Ela contou como está sendo organizada a procissão. ” O Tríduo Pascal segue então na Sexta-feira Santa, com a celebração da paixão do senhor às 15:00, lembrando que nesse dia era costume fazemos a adoração da Cruz e o beijo na Cruz, ainda não teremos esse momento, por conta da pandemia de tudo o que estamos passando, então faremos apenas a adoração da Cruz. Na sexta-feira à noite, teremos a procissão do senhor morto e a via Sacra, é muito importante que todos os fiéis levem velas para a nossa procissão. A procissão vai iniciar às 19h, todos devem se encontrar, então ali, na rua 15 de novembro, em frente à escola integrada, nós iniciaríamos ali a nossa via Sacra, depois ela segue até o posto de saúde central. Em seguida, continuamos pela Rua Santos Dumont, passando pelo colégio Dom Alberto Gonçalves e depois tomamos a Rua Sete de Setembro, que é a rua que passa lá em frente à Capelinha Bom Jesus, passaremos por várias residências, depois seguimos pela rua Juvenal Zanardini e voltaremos a Igreja Matriz, encerramos a procissão do senhor morto em frente à Igreja Matriz”, explicou Vanessa.
No Sábado Santo pela manhã acontece a Benção dos alimentos. Vanessa inclusive convida aos fiéis para participarem. “No sábado Santo, pela manhã, às 9h da manhã, teremos a bênção dos alimentos na Igreja Matriz. Este ano, então estamos convidando as pessoas a participarem deste momento, então quem quiser levar alimentos que serão consumidos na Páscoa para ser abençoado,  podem ir até a Igreja Matriz às 9h da manhã, mas aqueles que preferirem ainda ficar em casa poderão também acompanhar pelas redes sociais a transmissão desse momento”, contou Vanessa.
Na noite de sábado, é realizado a Vigília Pascal. Esta é a celebração mais importante de toda a Liturgia Católica, onde os fiéis voltam a cantar o Glória na espera do Cristo que ressuscitará no amanhecer do domingo. Vanessa detalha algumas atividades que acontecem durante a celebração e destaca a importância de os fiéis levarem água para a benção. “A Vigília Pascal, ela inicia às 19h fora da igreja,  nas escadarias da nossa Igreja Matriz nós teremos a bênção do fogo, o nosso Círio Pascal novo será abençoado nesse momento e depois desse momento entraremos na igreja. Lembro a todos que é no sábado Santo que devem levar o cartãozinho com os pedidos para a Páscoa, esses cartõezinhos foram entregues nas celebrações deste final de semana, aí nessa celebração, nesse momento em que o padre abençoar o fogo, nós iremos queimar esses pedidos, esses cartões no fogo Santo. Para a celebração da vigília Pascal pedimos também que as pessoas levem velas, teremos a bênção da água, aquelas pessoas que assim desejarem, poderão levar água para serem abençoadas” disse.
No domingo os paroquianos são chamados a celebrar a Ressurreição de Jesus, com missa na igreja Matriz às 06 horas. A Coordenadora da Liturgia explica os motivos para não acontecer o tradicional café da manhã compartilhado. “No domingo, teremos a celebração da Páscoa ou domingo da ressurreição, com a celebração às 6:00 da manhã, na Igreja Matriz. Teremos então somente esta celebração. É bom lembrar a todos que não haverá missa à noite no domingo, apenas de manhã às 6h da manhã e também por medida ainda de cuidados, de segurança, não faremos ainda neste ano ou tradicional café do Domingo de Páscoa”, finalizou.

Texto: Andrea Borges e Rinaldo Agottani
Foto: Elder Scolimoski/Ipiranga FM