Comunidade palmeirense celebra Padroeira do Paraná nesta quinta-feira (15)
Amanhã (15) celebra-se a festa da Rainha do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, que também é Padroeira da comunidade do Rocio I, em Palmeira. A programação da festa inicia às 7h da manhã com alvorada festiva. Para este ano está prevista uma carreata com saída às 9h da Igreja do Rocio. Mario Wieczorek, administrador da comunidade motivou para que todos participem. “Nós convidamos devotos, festeiros, simpatizantes, a comunidade do bairro e arredores, para que participem com os veículos da carreata. Vamos passar por todas as ruas do Rocio I para anunciar que Nossa Senhora está conosco, que dia 15 de novembro é o grande dia dela”, abordou Wieczorek.
Para às 10h da manhã está programada a missa solene, com Ação de Graças pelos 10 anos de sacerdócio do vigário paroquial, Padre Adriano da Lavedove.
O almoço com carneiro, leitão, alcatra, porções de salada, risoto, arroz branco, farofa será servido a partir das 11h30. Durante a tarde, tem início às 13h30 matinê dançante e o tradicional bingo no barracão da igreja, entre os prêmios:Máquina de lavar roupa
Fogão 4 bocas
Bicicleta
Lavadora de alta pressão
Forno micro-ondas
Mesa com quatro cadeiras
Liquidificador
Caixa térmica
Panela elétrica de arroz
R$ 500,00 em espécie
Nossa Senhora do RocioA devoção à Nossa Senhora do Rocio iniciou no século XVII, após a elevação da Vila de Paranaguá (PR), em 1648. Quando, em 1686, os habitantes desta Vila às margens de sua baía, foram assolados por uma peste, essa gente recorreu aos favores de Maria, Mãe de Jesus, invocada neste título, para que os livrasse desta terrível lamúria. A partir deste acontecimento, Nossa Senhora do Rocio socorre as aflições dos devotos cristãos paranaenses.
Devido aos muitos milagres e graças alcançadas, atribuídas à sua intercessão, a devoção se espalhou em todo o Paraná, e de diversos lugares as multidões faziam romarias à Paranaguá. Assim, no dia 30 de julho de 1977, Papa Paulo VI, declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do estado do Paraná.
Imagem encontrada De acordo com registros históricos, na primeira quinzena do mês de novembro, no século XVII, um pescador conhecido por “Berê”, ao jogar as redes na Baía de Paranaguá, pescou milagrosamente uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, de 35 centímetros. Desde então, nunca mais faltaram peixes nas redes do pescador. Posteriormente, ele passou a chamar a “santinha” de Nossa Senhora do Rocio.
Significado do nome “Rocio”O título de Rocio, que em português arcaico significa “orvalho”, simboliza as constantes e ininterruptas bênçãos e favores que o povo paranaense recebe continuamente da Virgem Mãe, mediadora de todas as graças concedidas sob o título de Nossa Senhora do Rocio.
Notícias Relacionadas
Pintura da Igreja Matriz de Palmeira deve ser concluída nesta quinta-feira (19)
A Igreja Matriz de Palmeira, um dos principais símbolos históricos e religiosos da cidade, está prestes a finalizar a renovação de sua pintura externa. O trabalho, iniciado em julho deste ano, tem previsão de conclusão para esta quinta-feira (19). Leia Mais