Comunidade Nossa Senhora de Fátima, celebra missa festiva e almoço em Louvor à Padroeira
Neste domingo (07) comunidade Nossa Senhora de Fátima, celebra missa festiva e almoço, em Louvor à Padroeira. As comemorações tiveram início no dia 04 de maio e seguem até o dia 13, dedicado à Nossa Senhora de Fátima.
Um texto publicado pela historiadora Vera Lucia Mayer, no Jornal Ipiranga em abril de 2018, edição 187, mostra que o surgimento da comunidade se deu quando um agrupamento de católicos passou a residir além do centro da cidade, pouco mais longe da Igreja Matriz, onde fiéis se reuniam para a reza do terço no barracão da família Graczyk, no alto da Rua Conceição. “Com o passar dos dias, mais e mais pessoas foram se agregando, até que um padre começou a marcar ali algumas missas, quando a comunidade começa a se organizar para ter um espaço de terra e o sonho de um templo para as celebrações. De propriedade do Estado, um quarteirão cedido para a empresa SANEPAR, situado entre as Ruas Cel. Alípio do Nascimento e Vicente Machado, não era utilizado na sua totalidade. Em 18 de setembro de 1962, o governador Ney Braga sancionou lei estadual autorizando o executivo a doar uma área de 3.889m2 para a Paróquia de Palmeira. Diante disso, a comunidade pleiteou e conseguiu uma parte para poder celebrar em campo aberto. Tempos mais tarde foi possível se fazer ali uma bela ermida de madeira”, aponta o texto.
Ainda segundo o documento, o senhor Bento Luiz da Costa, um português erradicado na localidade de Vieiras, fiel devoto de Nossa Senhora de Fátima, trouxe de Portugal uma bela imagem, entalhada na madeira. Fez doação para a comunidade, além de se juntar aos moradores do local para que a primeira capela ficasse pronta. “Entre os anos de1955 a 1957 a comunidade foi se consolidando, muitos louvores e adorações. A primeira festa data de 13 de maio de 1960, reunindo inúmeras pessoas, ainda em campo aberto. Já a primeira missa na nova capela aconteceu no dia 27 de maio de 1962”, mostra o texto.
Uma curiosidade, é de que a imagem de Nossa Senhora de Fátima encomendada e patrocinada por Bento Luiz da Costa, era para ficar em uma das capelinhas de Vieiras, que já estavam sendo construídas. “Mas o então Pároco de Palmeira, o Padre Frederico Vettori, apresentou a Bento o anseio do povo de Palmeira em ter uma comunidade cuja devoção seria a Nossa Senhora de Fátima. A chegada da imagem em Palmeira foi com muitos fogos, desfile de caminhões e automóveis mobilizando a cidade para tal acontecimento”, descreve a historiadora.
Missa Solene e almoço
Dia 07 de maio haverá o almoço festivo com vendas antecipadas. Às 10h acontece a Missa Solene presidida pelo Padre Adriano da Levedove.
Dia de Nossa Senhora de Fátima
Ainda dentro do mês Mariano, no dia 13, haverá Missa às 17h30 na capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima – com o Padre Adriano da Levedove.
Texto: Da redação
Foto: Facebook comunidade Nossa Senhora de Fátima
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais