Comunidade de Pinheiral de Baixo celebra festa em louvor a São José no domingo (17)

Comunidade de Pinheiral de Baixo celebra festa em louvor a São José no domingo (17)

Publicado em: 13 mar, 2024 às 9:16

No próximo domingo, dia 17 de março, a comunidade de Pinheiral de Baixo estará em festa para celebrar São José, seu padroeiro. A programação inicia às 6h com alvorada festiva, e de de maneira especial neste ano, a comunidade de Mandaçaia fará uma carreata antes da missa por volta, de 09h30, levando a imagem do Padroeiro São José até a igreja de Pinheiral de Baixo. Na chegada os jovens da comunidade estarão recepcionando os fiéis com o santinho de São de José.

Em seguida será servido tradicional almoço com carnes, saladas e sobremesas, durante o almoço, também será realizado o sorteio do “bolo de São José”, uma novidade em relação aos anos anteriores.

No período da tarde além de bingo e do leilão haverá torneio de truco e exposição de tratores e maquinários de uma empresa. Haverá bem montada cozinha com os tradicionais pasteis, sonhos, brincadeiras para as crianças e a animação do grupo Dele Vaneira.

Além das atividades festivas, a comunidade também inaugurará a Capelinha da Nossa Senhora da Rosa Mística, proporcionando um espaço devocional para os fiéis.

Histórico da Comunidade

Segundo o histórico de Pinheiral de Baixo da Historiadora Vera Mayer, publicado no Jornal Ipiranga de setembro de 2018, a comunidade de ‘Pinheiral de Baixo’ tem essa denominação devido à grande quantidade de pinheiros existentes na região no início de sua colonização, e por se situar em uma parte mais baixa perante outras comunidades vizinhas. “O núcleo começou a se formar pela corrente imigratória europeia do início do século XIX, oriundos da Itália, família Costti e Rigoni, da Rússia os Hass e Gross e mais tarde poloneses, famílias Abramoski, Borcowski, Visbiski, Czelusniak. Ucoski, Pavilak Rogalski. Por volta dos anos de 1930, instalou-se naquela região uma grande serraria, pouco mais além do centro do núcleo onde se vê hoje a comunidade de Pinheiral de Baixo. O local ficou conhecido denominado como Pinheiral dos Malucelli ou Pinheiral Serraria. Consequentemente vários moradores viviam nas redondezas e sentiam a necessidade de viver em comunidade”, aponta o material.

Dada à fartura da madeira, nas imediações da serraria construíram uma igreja. “Elegeram São José Operário como seu padroeiro, por sua  história ligada à madeira. Como se sabe, São José era carpinteiro. Ali o povo de Pinheiral de Baixo se juntava com os moradores mais próximos e celebravam os atos litúrgicos da instituição católica”, mostra o documento.
A publicação mostra que seguiu dessa forma até 1960, quando a serraria foi transferida para a zona urbana e os que estavam ligados a ela  se dispersaram. Restavam os agricultores de Pinheiral de Baixo que em 21 de junho de 1960, participaram da última missa naquele local. “No dia seguinte o desmanche do templo começava a ser feito, com todo cuidado, pois este seria transferido para o terreno do Sr. João Costa, que delimitou parte de suas terras para reconstruir a igreja e desta vez bem mais próxima do povoado de Pinheiral de Baixo”.

Segundo o material de Vera outra versão para esse desfecho diz que a então igreja do Pinheiral Serraria estava edificada em terras de propriedade da família Farias, que estavam em demanda judicial pela posse das terras com os donos da serraria. Mesmo os Farias tendo obtido o ganho de causa, resolveram doar estrutura para os moradores de Pinheiral. “O empenho da comunidade foi tão grande que no decorrer de um ano a igreja já estava remontada. Uma grande festa com uma missa celebrada pelo Padre Cezar Bianco, no dia 19 de agosto de 1961, marcou definitivamente a vida próspera dessa comunidade, que manteve a devoção ao glorioso São José”, mostra o documento.

 

Texto da redação com informações do acervo do Jornal Ipiranga
Foto: PASCOM